Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Com Valim fora da disputa, eleição de Caucaia abre o mercado de especulações

0

O surpreendente anúncio de Vitor Valim (PSB) no qual declarou que não disputará a reeleição de Caucaia gerou diversas especulações no mercado político quanto aos potenciais nomes que serão apoiados pelo próprio prefeito e o grupo político ao qual pertence.

Não é à toa. Caucaia possui o segundo maior PIB do Ceará, atrás apenas da Capital, tem a segunda maior população do Estado e possui em seu território tanto riquezas naturais (principalmente turísticas) quanto comerciais e, sobretudo, as industrais que estão no entorno do maior e mais importante equipamento de infraestrutura econômica do Ceará, o porto do Pecém.

Há algumas pistas para se chegar aos nomes à disposição para disputar a eleição e tentar dar sequência ao nada desprezível legado administrativo de Valim em Caucaia. Primeiro, é preciso ficar de olhos nos candidatos a deputado apoiados pelo prefeito na eleição de 2022.

Dois deles se manifestaram pelas redes sociais após o anúncio de Valim: Lia Gomes e Salmito Filho. Deputados estaduais eleitos, seus nomes surgiram no mercado político como potenciais escolhas.

Lia Gomes se manifestou de forma inusitada afirmando que após o anúncio de Valim recebeu “vários telefonemas” sugerindo seu nome para disputar a sucessão. Na prática, uma admissão pública de que seu nome compõe a lista de possibilidades reais. Logo em seguida, a deputada colocou seu vagão de volta ao trilho ao dizer que o melhor nome para a disputa é o do próprio Valim.

Logo em seguida, agradeceu pela lembrança de seu nome. “Penso que o atual prefeito é o melhor nome para continuar o trabalho que vem realizando à frente da prefeitura e agradeço a lembrança do meu nome para gerir uma cidade tão importante e querida como é Caucaia”, finalizou.

Mais experiente nas coisas da política, o deputado Salmito Filho (PDT) preferiu uma linha usual: “Sou testemunha de que você está fazendo um trabalho sério, estratégico e estruturante em Caucaia. Trabalho pautado em priorizar mais e melhores oportunidades para a querida população de Caucaia”, disse.

Salmito reforçou a fala de Valim elogiando o “desapego ao poder” do prefeito: “Respeito a sua decisão, admiro o seu desapego ao poder, agradeço o apoio para deputado estadual na eleição de 2022 e honrado em ser parceiro”.

Sim, são dois nomes cuja especulação tem todo o sentido. Porém, fiquem atentos a um ponto várias vezes ressaltado na fala de Valim: o nome a ser indicado para concorrer sairá de conversas suas com o governador Elmano de Freitas, o senador Cid Gomes e, principalmente, o ministro Camilo Santana.

Há prazo marcado para a escolha caso o nome escolhido não tenha domicílio eleitoral em Caucaia. A legislação determina que o prazo para mudança e domicílio é seis meses antes da eleição. Portanto, nos pimeiros dias de abril. De cá para lá são quase quatro meses. Uma eternidade para as articulações.

Na prática, até o experiente ex-prefeito de Sobral, ex-governador do Ceará e atual senador Cid Gomes pode ser a escolha. Se topasse, certamente teria o aval de todos para a empreitada.

Importante lembrar: o então governador Camilo Santana mantinha difíceis relações com o prefeito Vitor Valim. Há pouco mais de dois anos, foi o senador Cid Gomes quem quebrou o gelo e fez a aproximação. Hoje, a relação do prefeito com o ministro é de firme aliança.

Oposição
Do outro lado da moeda, há os opositores, aqueles que esperavam esse momento para seguir com a pré-candidatura. O deputado federal Roberto Pessoa já declarou o apoio para a vereadora Emília Pessoa, que é sua parente, ainda em 2020. A deputada estadual já foi aliada de Valim e até pode se recompor politicamente com o prefeito.

Além da especulação do nome de Emília, a executiva nacional do Partido Liberal (PL) também confirmou a pré-candidatura do Coronel Aginaldo para a Prefeitura de Caucaia. A pré-candidatura foi assinado pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e pelo presidente de honra da sigla, Jair Bolsonaro.

“Nos termos das diretrizes estabelecidas pela Comissão Executiva Nacional do Partido Liberal, comunicamos que o Senhor Cel. Antonio Aginaldo de Oliveira, será o pré-candidato ao cargo de Prefeito do Município de Caucaia, do Estado do Ceará, pelo Partido Liberal nas eleições de 2024”, anunciaram em nota no último mês de dezembro. 

Compartilhe

Deixe um comentário