Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Comunicadores de São Gonçalo do Amarante visitam a CSP

0

A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) chegou a dois anos de operação neste mês de junho de 2018. Com o objetivo de aproximar-se cada vez mais dos púbicos da região onde está inserida, a CSP recebeu um grupo de produtores de conteúdo de sites, blogs, perfis de redes sociais e rádios de São Gonçalo do Amarante para uma visita às instalações da siderúrgica. Foi uma oportunidade de conhecer o processo produtivo e as ações socioambientais da empresa.

“Os comunicadores locais também representam a voz das comunidades do município e recebê-los é sempre relevante para nos conhecemos melhor, de uma forma transparente e respeitosa. Pudemos apresentar de forma mais aprofundada que somos, qual a nossa missão e as ações que temos feito para desenvolver o município e o Estado”, destaca Rachel Pessôa, gerente de Comunicação da CSP.

O encontro fez parte do Programa de Visitas, uma iniciativa implantada na CSP em 2013, com objetivo de fortalecer as relações da siderúrgica com o público externo, além de prestar esclarecimentos sobre o principal produto da empresa, o aço. Mais de 3 mil pessoas já foram recebidas entre moradores das comunidades vizinhas; estudantes; políticos; representantes de entidades governamentais, setoriais e empresariais; clientes; imprensa e familiares dos trabalhadores. É possível solicitar uma visita à empresa, por meio do site cspecem.com.

Projetos para as comunidades

Em sintonia com seus direcionadores estratégicos, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) tem um sólido compromisso com o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região onde está instalada. Para que o compromisso gere resultados e para que possa cumprir plenamente o seu papel de importante indutora neste processo, a empresa tem uma atuação robusta, desde a sua fase de implantação, na área de responsabilidade social.  Atuação que se mantém de forma perene na etapa atual, de plena operação da usina.

Até 2018, foram investidos R$ 40 milhões em programas de Responsabilidade Social, como Ideia da Gente, Território Empreendedor e Diálogo Social. Todo esse investimento resultou em 20 mil pessoas beneficiadas pela atuação da usina junto à comunidade.

Ações ambientais

A CSP recircula 98% da água que consome; recicla 99% dos seus resíduos sólidos; construiu um cinturão verde no entorno da usina e produção 100% da energia que consome, por meio dos gases do processo siderúrgico.

Além do investimento de R$ 1 bilhão em equipamentos ambientais, a CSP tem as melhores práticas siderúrgicas do uso dos recursos naturais. A obtenção, em junho de 2017, da Licença de Operação (LO) nº 102/107, emitida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), atesta que, nos últimos oito anos, a empresa cumpriu todos os compromissos assumidos desde a fase de construção e testes até o comissionamento.

Além disso, ainda em 2017, a empresa obteve uma nova chancela ambiental: a certificação NBR ISO 14001:2015, que comprova gestão ambiental adequada, com base em parâmetros internacionais. Entre os principais processos auditados para certificação estão execução de controles ambientais, definição de políticas/ objetivos claros e análise de risco. Com a ISO 14.001, a CSP passa a integrar um grupo seleto de empresas que atendem a essas exigências ambientais: são 16 no mercado no Ceará; 194 no Nordeste e 1.718 em todo o Brasil.

CSPECÉM

Compartilhe

Deixe um comentário