Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Coração de dom Pedro 1º chega a Brasília nesta segunda-feira (22)

0

Órgão ficará exposto na capital federal nas celebrações dos 200 anos da Independência, durante o mês de setembro

coração de Dom Pedro 1º chegou a Brasília na manhã desta segunda-feira (22). O órgão do primeiro imperador do Brasil é conservado em formol em uma urna e veio da cidade do Porto, em Portugal, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). 

É a primeira vez em 187 anos que o coração do ex-imperador deixa Portugal. O coração é mantido na igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto. A reportagem apurou que o lado português não impôs nenhuma condição para o translado do órgão, salvo a exigência de laudo técnico que atestasse a viagem ao Brasil sem sofrer danos.

A relíquia foi recepcionada em uma cerimônia com honras de chefe de Estado. Entre os presentes, estavam os ministros Luiz Ramos (Secretaria-Geral), Marcelo Queiroga (Saúde), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa) e Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União).

LEIA TAMBÉM

O órgão ficará exposto na capital federal nas celebrações dos 200 anos da Independência, durante o mês de setembro. O governo realiza, desde o dia 15 de agosto, a exposição no térreo do Palácio do Planalto. 

A mostra, que terá duração de três meses, é composta da exposição iconográfica da Biblioteca Nacional Memória, Política e Sociedade: 200 anos de independência e da exposição de livros comemorativos da Fundação Alexandre de Gusmão do Ministério das Relações Exteriores e de selos comemorativos dos Correios.

VEJA TAMBÉM

Compõem também o ambiente as caixas Centenária e Bicentenária da Imprensa Nacional, moedas comemorativas do Banco Central, bandeiras históricas, além de totens para acesso à programação do bicentenário pelo Brasil.

Imagem mostra o túmulo do imperador Dom Pedro 1º na Cripta Imperial, localizada no Parque da Independência, Ipiranga, em São Paulo
O coração de dom Pedro 1º chegou a Brasília na manhã desta segunda-feira (22). O órgão do primeiro imperador do Brasil é conservado em formol e foi carregado pelo superintendente da polícia portuguesa, Antônio Leitão da Silva. 

R7

Compartilhe

Deixe um comentário