Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Crises como a de MC Mirella resultam de quadros graves de ansiedade

0

Médico explica os sinais que o corpo transmite até que aconteçam as crises de pânico mais sérias. Parar é o mais importante

A cantora MC Mirellaex-participante de A Fazenda 12,  passou por um grande susto no último sábado após ter uma crise de ansiedade e precisou ser internada para tratamento, no estado do Pará. O psiquiatra Agamenon Honório explica que situações extremas como a vivida pela cantora não ocorrem de uma hora para outra. 

“Somos um corpo de carne e osso, mas o que somos mesmo são as nossas emoções. Nossos sentimentos são o que nos dá diretriz. Se você está em paz consigo mesmo, está tranquilo, é uma qualidade de vida. Mas, quando há um desequilíbrio, não é de uma hora para outra, há um crescendo até chegar à crise de pânico”, diz o médico, que também é acupunturista e membro do CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura). 

MC relatou fraqueza, vômitos e dores no corpo. São sintomas comuns nos picos da doença. “No caso do pânico, há como uma despersonalização, como se a pessoa fosse perder o controle, pode dar diarreia, o coração bater mais depressa, dar vômito, náusea e até desmaio. Isso é passível de intervenção médica. O pânico é uma crise aguda dessa ansiedade”, alerta Honório. 

Justamente por ser um quadro crescente é importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais de que a ansiedade está virando um problema de saúde. “A ansiedade acompanha o ser humano, mas nós temos um controle sobre isso. Por exemplo, temos um controle sobre nosso dia, nossa vida; logicamente alguns momentos são mais agitados, mas isso é normal. O problema é quando não conseguimos controlar. A pessoa entra em um estado de alerta permanente. É como se algo fosse acontecer, e o corpo entra em pânico, porque hormônios e neurotransmissores ficam desequilibrados”, afirma o psiquiatra.

Entre os sintomas que merecem atenção está não conseguir viver o dia de hoje. “A pessoa fica pensando no amanhã, se ela vai fazer alguma coisa o pensamento fica circular, rotativo, e isso vai minando de certa forma o corpo e acaba com a tranquilidade”, observa o médico. 

Outros sinais que merecem atenção são alteração no ritmo dos batimentos cardíacos; problemas no sono, com noites maldormidas; alteração no apetite, com a fome aumentando ou diminuindo;  excesso de medo; e dores no corpo. “É um estado de sentinela permanente. Com isso, o corpo não relaxa, aí dói a musculatura, dá fibromialgia.”

Como controlar a ansiedade?

O médico ressalta que existem tratamentos para a ansiedade com medicamentos, terapias psicológicas com psicólogos e psiquiatras e terapias alternativas que diminuem o estado de alerta constante.

“Há os medicamentos controlados, mas com o tempo eles se tornam hábito, e isso não é saudável. Os antidepressivos são bons, mas para tomar por um tempo, não muito tempo. Temos as terapias comportamentais e as físicas que fazem efeito, como a acupuntura, o tai chi chuan, a ioga, a meditação”, orienta Honório. 

Mas a recomendação principal é respeitar o corpo e diminuir o ritmo, coisa que a cantora já avisou que não vai fazer. Em sua conta no Instagram, Mirella afirmou: “Vou ficar em repouso de hoje para amanhã [terça-feira, 8], porque nesta semana já tenho trabalho e tenho que estar bem. Provavelmente com as medicações amanhã à noite estarei melhor”.

“O cérebro precisa parar. Por que os trabalhadores têm férias? É aquele momento em que a pessoa precisa recuperar toda a energia que perdeu no trabalho. É aquele momento de não ter muito o que fazer, contemplar a vida. Descansar e relaxar é um grande tratamento. Não se busca na farmácia remédio para a paz, para a felicidade. Parar é importante”, conclui o médico. 

Compartilhe

Deixe um comentário