Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Dois milhões de brasileiros já têm a nova Carteira de Identidade Nacional

0

Data determinada pelo governo federal para todos os estados e o DF emitirem o documento é 6 de novembro

Prazo para estados emitirem documento é 6 de novembro

Prazo para estados emitirem documento é 6 de novembro

REPRODUÇÃO/SERPRO

O Brasil alcançou a marca de dois milhões de emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta segunda-feira (30). O novo documento não tem mais o RG (Registro Geral), apenas o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.

A CIN passará a ser oferecida por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal a partir da próxima segunda-feira (6). Inicialmente a data seria 6 de março passado, mas o prazo foi prorrogado pelo governo federal.

VEJA TAMBÉM
  • Nova carteira de identidade pode ter prazo de emissão adiado no país
    ECONOMIA

    Nova carteira de identidade pode ter prazo de emissão adiado no país

  • Governo lança carteira de identidade com número único
    BRASÍLIA

    Governo lança carteira de identidade com número único

  • TST estabelece regras para bloqueio de CNH e cartões de crédito de devedor
    BRASÍLIA

    TST estabelece regras para bloqueio de CNH e cartões de crédito de devedor

Atualmente, 12 estados já fazem essa emissão: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A primeira via e a renovação do documento são gratuitas — quem perder e precisar tirar a segunda via tem de pagar uma taxa estipulada por estado.

“Este número é um marco, mas trabalhamos em conjunto com os estados com a expectativa de atingir até 50 milhões de brasileiros até o final de 2024. A nova carteira é um ganho para a segurança pública, mas vai além, ela modernizará todo nosso sistema de identificação dos cidadãos”, afirma o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.

Segundo o ministério, um dos benefícios da nova carteira é a possibilidade de integrar dados de forma segura e por um fluxo em tempo real.

• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram

“Isso possibilita que diferentes áreas da administração pública atuem de forma integrada para atender às necessidades dos cidadãos em áreas como saúde, assistência social e trabalho”, exemplifica Mascarenhas. “Assim vamos melhorar o atendimento e incluir nos serviços públicos o cidadão que mais necessita do Estado”, complementou.

Uma mudança importante provocada pelo novo documento é o fim de uma carteira de identidade por estado. Com a nova carteira, o documento passa a ser nacional, ficando também disponível em formato digital no aplicativo gov.br.

Desta forma, a administração pública consegue reduzir a quantidade de fraudes e simplificar os cadastros. A diminuição desses crimes por má identificação só na Previdência federal pode gerar uma redução de gastos de mais de R$ 7 bilhões de reais.

Nova carteira de identidade pode ser solicitada em 12 estados

Nova carteira de identidade pode ser solicitada em 12 estados

REPRODUÇÃO/INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS DO RS

Formato físico e digital

O novo documento está disponível nos formatos físico e digital. A versão física é produzida em papel-moeda. Além das marcas-d’água na imagem do território nacional e no brasão da República, foram mantidos detalhes de segurança em sigilo.

Um QR Code permite a validação eletrônica da autenticidade, bem como saber se o documento é verdadeiro, se foi furtado ou extraviado. Ele traz ainda informações do cidadão, impressão digital e a opção pela doação de órgãos.

Essa nova versão serve também como documento de viagem para os países do Mercosul, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

O prazo de validade do novo documento depende da idade do titular: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para quem tem de 12 a 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento.

Para ter acesso ao novo documento, é preciso que o CPF esteja regularizado na Receita Federal. De acordo com o órgão, haverá validações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.

Os documentos de identidade nos modelos antigos são válidos até 28 de fevereiro de 2032.

O que tem a CIN

• tem um único número de identificação, o CPF;
• conta com um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone;
• tem o mesmo código internacional usado em passaportes, o chamado MRZ. Assim, pode ser utilizado como documento de viagem;
• pode ser emitido em papel, policarbonato (plástico) ou digitalmente (pelo aplicativo gov.br);
• é válido em todo o território nacional;
• está disponível na versão digital, que pode ser apresentada no celular caso o cidadão esqueça o documento em papel ou plástico.

Validade da CIN

O prazo de validade da nova CIN varia conforme a faixa etária:

• cinco anos, para crianças de até 12 anos incompletos;
• dez anos, para pessoas de 12 a 60 anos incompletos; e
• indeterminado, para quem tem acima de 60 anos.

O objetivo da medida é desburocratizar o acesso e unificar o número do documento dos cidadãos nos estados, para evitar fraudes. O novo modelo prevê a integração de vários órgãos, o que viabiliza a realização de consultas em bases de dados com unicidade de informações relativas aos cidadãos.

R7

Compartilhe

Deixe um comentário