Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Duas principais avenidas do Montese, em Fortaleza, vão ter velocidade máxima reduzida para 50km/h

0

As avenidas Alberto Magno e Gomes de Matos, principais vias do Bairro Montese, em Fortaleza, vão passar a ter limite de velocidade de 50 km/h. A alteração vem no pacote de mudanças previstas para a região, que vai receber um mutirão da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para realizar as intervenções, segundo anunciou a prefeitura nesta segunda-feira (27).

Trabalho semelhante foi feito este ano no Bairro Messejana e Granja Lisboa. De acordo com a prefeitura, a iniciativa é parte do programa de segurança viária desenvolvido em Fortaleza responsável por reduzir pela metade a taxa de mortalidade nas vias da cidade.

O Montese, além de ser um corredor comercial, também é conhecido pelo alto índice de acidentes. Segundo a prefeitura, de 2015 a 2019, um total de 934 acidentes ocorreram no bairro, sendo 54 atropelamentos, 10 vítimas fatais e 566 com vítimas feridas.

A região vai receber dois binários, duas zonas de trânsito calmo, 140 cruzamentos revitalizados e implantação de dez novos semáforos, além da readequação da velocidade. A previsão é para que o projeto seja concluído até o final de agosto.

Intervenções em cruzamentos

Ao longo da Av. Alberto Magno, serão instalados semáforos no cruzamento com as ruas Sátiro Dias, Raul Uchôa, 15 de Novembro e André Chaves.

Os outros equipamentos ficarão situados na Rua 15 de Novembro X Almirante Rubim, Rua Des. João Firmino x Rua Eugênio Gadelha, Av. João Pessoa x Rua Miguel Gonçalves, Rua Barão de Canindé x Rua Barão de Sobral, Rua Equador x Rua Prof. Teodorico e Av. dos Expedicionários x Rua Armando Monteiro.

O primeiro binário vai ficar na Rua Desembargador Praxedes e Rua Eugênio Gadelha, e o segundo na Rua João Firmino e Rua Almirante Rubim.

Velocidade de 30km/h

Nos trechos compreendidos na Rua Irmã Bazet, entre a Av. João Pessoa e Rua Desembargador João Firmino, e na Rua Elvira Pinho, entre a Rua Barão de Canindé e Rua Almirante Rubim, a velocidade passa a ser de 30 km/h, seguindo determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que estabelece esse limite para vias de acesso local, informou a prefeitura.

Acidentes

Uma pesquisa da Universidade Johns Hopkins (EUA), referência internacional em saúde pública, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) mostra que a cada cinco veículos nas ruas de Fortaleza, um excede o limite de velocidade.

Nos últimos cinco anos, a Av. Alberto Magno registrou 521 acidentes, sendo 19 atropelamentos e seis fatais. No mesmo período aconteceram 371 acidentes na Av. Gomes de Matos: 34 atropelamentos e seis fatais.

A prefeitura informa, ainda, que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h em uma via aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário