Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Efeito Caucaia: PT vai discutir tarifa zero com pré-candidatos a prefeito

0
Bora de Graça. Foto: Divulgação

O PT articula sua conferência eleitoral para os dias 8 e 9 de dezembro, em Brasília. Lá, a legenda vai discutir uma série de pautas com os pré-candidatos a prefeito.

O que chama atenção é uma medida a tarifa zero para o transporte público nas cidades.

De acordo com a coluna Painel, da Folha de São Paulo, 1.000 postulantes estarão presentes. O tema, ao que parece, será transformado em bandeira nacional do partido.

Enquanto o PT discute as políticas destinadas ao transporte público, o movimento pode ser atribuído a um município, que em agosto de 2021, instituiu uma política de transporte gratuito à população. O resultado é fruto de muito estudo e responsabilidade fiscal. Hoje, é considerado o maior programa do segmento no País.

O município já recebeu comitivas das cidades de Maricá (RJ) e Curitiba (PR), para dividir experiências e ajudar outras cidades a implementar programas semelhantes.

“O Bora de Graça foi uma iniciativa com foco no caucaiense e nas necessidades reais do município. Após dois anos, constatamos que alcançamos os objetivos que tínhamos, que era fazer os impostos pagos pela população voltarem para os cidadãos, movimentar a economia local, já que esse dinheiro não gasto em passagem é revertido para a compra de produtos e serviços no município, e promover o deslocamento sustentável em Caucaia”, disse Vitor Valim, prefeito de Caucaia.

Após a implementação do programa, houve o acesso ampliado a diferentes pontos do município, menor emissão de CO2, decréscimo de acidentes, diminuindo número de atendimentos relacionados ao trânsito e cirurgias traumatológicas. Houve também o acréscimo no número de ônibus. A frota, que antes contava com 48 veículos, atualmente tem 70. Em agosto deste ano, a empresa Vitória, que detém a concessão do serviço em Caucaia, adquiriu 10 novos ônibus com tecnologia europeia de redução de poluentes, suspensão a ar, pontos USB para recarregar celular, iluminação Full LED, cadeiras acolchoadas, piso antiderrapante, elevador para Portador de Necessidades Especiais e sistema de câmera.

Dados

A gratuidade no transporte público de Caucaia diminui, em média, 40% do fluxo de veículos em circulação no município e traz às famílias mais carentes de Caucaia um acréscimo de 15% a 36% em sua renda. O investimento da Prefeitura Municipal de Caucaia no programa é de cerca de R$ 3 milhões por mês, o que representa aproximadamente 2,46% do orçamento do município referente ao ano de 2023.

Compartilhe

Deixe um comentário