Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Elon Musk sugere construir pequeno submarino para resgatar meninos da caverna na Tailândia

0

Por G1

Bilionário Elon Musk oferece ajuda em resgate da Tailândia

Bilionário Elon Musk oferece ajuda em resgate da Tailândia

O empresário bilionário Elon Musk disse em sua conta no Twitter neste sábado (7) que a principal ideia em que seus engenheiros estão trabalhando para resgatar os 12 meninos e o técnico que estão presos em uma caverna na Tailândia seria criar um pequeno submarino do tamanho de uma criança.

Segundo ele, o equipamento, feito de parte de um dos foguetes de sua empresa espacial, seria leve o suficiente para ser carregado por dois mergulhadores e pequeno o suficiente para atravessar as passagens mais estreitas da caverna.

Musk disse ainda que a construção desse pequeno submarino levaria 8 horas e depois ainda seriam necessárias 17 horas de voo para levar o submarino para a Tailândia.

“Tive mais um ótimo feedback da Tailândia. O caminho principal é basicamente um pequeno submarino, do tamanho de uma criança, usando o tudo de transferência de oxigênio líquido do foguete Falcon como casco. Leve o suficiente para ser carregado por dois mergulhadores, pequeno o suficiente para atravessar lacunas estreitas. Extremamente robusto”, disse no Twitter.

Musk ofereceu seus serviços ao governo tailandês para ajudar na operação de resgate dos 12 meninos e de seu técnico de futebol que estão presos em uma caverna há 14 dias. Segundo ele, a experiência acumulada em seus mais diferentes negócios poderia ser útil para a equipe que trabalha no salvamento.

Na sexta-feira, Musk já havia especulado no Twitter outras possíveis ideias de como o resgate poderia ser feito. A primeira ideia era colocar em funcionamento um “radar de penetração terrestre avançado”. Depois, ele considerou a inserção de um tubo de nylon para funcionar como um túnel de ar sob a água, pelo qual os meninos e o treinador pudessem passar sem ter que nadar.

Condições favoráveis

As equipes de resgate fazem uma corrida contra o tempo para retirar o grupo, pressionadas pela previsão de chuva forte na região para os próximos dias. Neste sábado, o coordenador da célula de crise, Narongsak Osottanakorn, afirmou que “agora e pelos próximos três ou quatro dias, as condições para uma evacuação são perfeitas em relação à água, ao tempo e à saúde dos meninos. Temos que decidir o que podemos fazer”, declarou.

Porém, ele não deu detalhes de como esse resgate poderia ser realizado. Com a chuva, o nível de água pode subir no ponto onde os meninos estão refugiados, a cerca de 4 km da entrada da caverna Tham Luang.

Gráfico mostra onde estão presos os meninos na caverna na tailândia (Foto: Infografia: roberta Jaworski/G1) Gráfico mostra onde estão presos os meninos na caverna na tailândia (Foto: Infografia: roberta Jaworski/G1)

Gráfico mostra onde estão presos os meninos na caverna na tailândia (Foto: Infografia: roberta Jaworski/G1)

Compartilhe

Deixe um comentário