Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Em 2011, Ziraldo conversou com estudantes do Ceará sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

0

O autor ilustrou diversas cartilhas sobre temas como direitos humanos e saúde

O cartunista e escritor mineiro Ziraldo, que morreu neste sábado (6), aos 91 anos, esteve no Ceará e conversou com cerca de 400 estudantes de escolas públicas, no Theatro José de Alencar, em junho de 2011. O objetivo do encontro foi falar sobre direitos e deveres das crianças e dos adolescentes e alertá-los sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O criador do “Menino Maluquinho” foi responsável pelo desenvolvimento da cartilha “Crianças – e Adolescentes – Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos das crianças e dos adolescentes”. O evento marcou o lançamento de uma campanha de mesmo nome pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Andep) e pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus).

 

VEJA TAMBÉM

Criador de ‘O Menino Maluquinho’, Ziraldo morre aos 91 anos

Coleção completa do jornal ‘O Pasquim’ está disponível para acesso em site da Biblioteca Nacional

 

Na ocasião, Ziraldo ressaltou que crianças fazem parte da sociedade e precisam estar cientes dos direitos e deveres que possuem. “O Estado tem o dever de proteger o cidadão, mas para que isso aconteça as pessoas precisam saber o que e a quem procurar”, disse.

Ainda disponível no site da Anadep, a cartilha aborda a atuação da Defensoria Pública e do Conselho Tutelar, além de explicar como as pessoas devem agir em casos de descumprimento da lei.

Para isso, a publicação aborda pontos como: “O que acontece quando são os pais que maltratam os filhos?”, “o que acontece se uma criança ou adolescente faz uma coisa contra a lei?”, “o que eu faço se vir uma situação de abuso contra as crianças?” e “é verdade que crianças e adolescentes não podem trabalhar?”.

Os traços do cartunista também estiveram presentes em outras cartilhas e livros que estão disponíveis on-line sobre temas como direitos humanos (2008),  segurança na internet (2009), saúde na escola (2012) e autismo (2013).

MORRE ZIRALDO AOS 91 ANOS

Escritor, desenhista, chargista, jornalista e bacharel em Direito, Ziraldo morreu aos 91 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada na tarde deste sábado (6) pela família do artista, que faleceu em casa, enquanto dormia, por volta das 15h.

Ziraldo foi um dos autores mais aclamados do Brasil. São deles obras emblemáticas como “O Menino Maluquinho”, criado em 1980, e “Turma do Pererê”, da década de 1950. O mineiro foi um dos grandes combatentes da Ditadura Militar e fundou “O Pasquim”, em 1964. Todas as 1.072 edições do jornal estão disponíveis no site da Fundação Biblioteca Nacional de forma gratuita.

DIÁRIO DO NORDESTE

Compartilhe

Deixe um comentário