Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Em reunião com Ministério Público, entidades propõem escalonamento de horários para evitar aglomeração nos ônibus em Fortaleza

0

Entidades presentes em audiência promovida pelo Ministério Público, nesta sexta-feira (26), propuseram o escalonamento e reordenamento de horários das atividades, como as comerciais, em Fortaleza, para evitar aglomeração em ônibus e terminais

O Ministério Público estadual cobrou ações de melhorias no combate às aglomerações no transporte público e nos terminais de ônibus da capital. Conforme o órgão, foram solicitados à Casa Civil do Ceará dados que vão ajudar na construção de uma proposta de escalonamento para solucionar o problema.

O órgão também informou que vai recomendar a órgãos da administração municipal e à empresa gestora dos terminais a implementação de ações “para fortalecer o diálogo, discutir soluções e apresentar um plano de ação para organizar e dar mais segurança ao sistema”.

A recomendação é para a administradora dos terminais, a Socicam, à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Organização de filas nos terminais

Ônibus circulam cheios em Fortaleza mesmo com reforço na frota

–:–/–:–

Ônibus circulam cheios em Fortaleza mesmo com reforço na frota

O MPCE vai ainda requerer à Socicam a apresentação de um plano de ação para organização das filas dos terminais, com medidas relacionadas ao combate das aglomerações, ao controle da ordem de entrada de passageiros nos veículos e ao fortalecimento das medidas de higienização. Além disso, a requisição também inclui a elaboração de um cronograma de ações e fiscalizações dos resultados obtidos, além da divulgação das providências adotadas.

Conforme o órgão, a 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza ajuizou Ação Civil Pública com o objetivo de que Fortaleza e a Etufor a disponibilizem 100% da frota no horário de pico. A decisão liminar favorável foi obtida pelo MPCE, mas posteriormente foi revogada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Ceará. A ação continua em tramitação, aguardando julgamento do recurso.

prefeitura pôs em circulação em fevereiro mais 200 ônibus nos horários de pico, mesmo assim, ainda houve flagrantes de coletivos lotados como mostra vídeo acima exibido no Bom dia Ceará (veja vídeo acima)

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário