Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Farmácias limitam compras de álcool em gel e máscaras no Ceará, diz sindicato

0

Quem for às farmácias do Ceará para comprar máscaras ou álcool em gel terá de comprar um número reduzido dos produtos. Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), Antônio Félix, os itens terão a compra racionada para que o maior número de pessoas tenham acesso a eles.

A decisão, segundo Félix, tentar contornar a possível ação de atravessadores, pessoas que compram em grande quantidade que revendem com margem de lucro abusiva. Com o aumento da demanda devido aos casos de coronavírus no Ceará, o presidente do sindicato teme ainda falta dos produtos caso a venda não seja limitada.

O presidente do Sincofarma disse ainda que 70% das farmácias no estado não possuem mais estoque de máscaras hospitalares.

Quanto ao álcool em gel, 30% das farmácias reportaram não ter mais o produto para venda.

Para fazer com que o maior número de pessoas tenham acesso aos produtos, a maioria das farmácias está limitando o número de unidades vendidas por pessoa.

“Tanto álcool em gel quanto máscara estão com o estoque acabando. Isso faz com que tenhamos a preocupação de fazer esses produtos chegarem ao maior número de pessoas. Se a farmácia tem pacotes de 100 máscaras, algumas estão vendendo de três em três para que todo mundo possa comprar”, disse Félix.

O representante do Sincofarma ainda explicou que o estoque de álcool em gel foi menos afetado pela existência de indústrias produtoras no Ceará.

Sem confirmações no Ceará

Em todo o Ceará, há 20 pacientes monitorados pela suspeita da doença e nenhuma confirmação, conforme o mais recente boletim da Secretaria da Saúde do Estado.

O Governo do Ceará anunciou na noite de quinta-feira liberou R$ 45 milhões para implementar medidas necessárias de controle contra o coronavírus no estado.

As secretarias de Fortaleza e do Ceará ressaltaram que o plano de combate à Covid-19 atualmente tem como foco a vigilância. A suspensão de eventos e fechamento de instituições só seriam necessários na fase de transmissão, que pode ou não chegar.

“Não estamos autorizados a suspender hoje essas atividades [eventos públicos], mas quem tiver sinais de infecção não deve ir a locais com aglomeração e, os idosos, por serem grupos de risco, também devem se proteger”, disse o secretário.

Ciclo do coronavírus — Foto: Arte/G1Ciclo do coronavírus — Foto: Arte/G1

Ciclo do coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de Prevenção

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário