Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Filho de ex-catador de recicláveis é chamado para cursar mestrado em Oxford

0
Ter sido escolhido para o programa de mestrado junto a somente outros quatro brasileiros é motivo de muito orgulho
Ter sido escolhido para o programa de mestrado junto a somente outros quatro brasileiros é motivo de muito orgulho” Giancarlo Gama, estudante e vereador de Cabreúva – (crédito: Arquivo Pessoal)

Giancarlo Gama, vereador do município no interior de São Paulo, é um dos cinco brasileiros chamados para cursar mestrado em Oxford

Há 22  anos, na cidade de Cabreúva, interior de São Paulo, nascia Giancarlo Gama. A jornada do menino, que cresceu nas chamadas cerâmicas — residências cedidas pelas fábricas de tijolos aos seus funcionários é hoje um conto inspirador de determinação e de resiliência. Aos 20 anos, Gama foi eleito vereador de Cabreúva e, este ano, foi aceito em um prestigiado programa de mestrado na Universidade de Oxford, na Inglaterra.

O caminho de Giancarlo até aqui foi pavimentado com muitas lutas, não só dele, mas de toda a família. Vindo do Paraná e acompanhado de 11 irmãos, Jorge Gama, pai de Giancarlo, estava em busca de melhores condições de trabalho quando chegou à fábrica de tijolos, onde conheceu Tatiana Cristina. O casal se estabeleceu e deu início à própria família na comunidade de cerâmicas. Com quatro filhos para cuidar, Tatiana tornou-se dona de casa enquanto Jorge atuava como ceramista e catador de recicláveis para complementar a renda.

Gian explica que as condições de vida nas cerâmicas, onde moravam cerca de 15 famílias, eram precárias. “O acesso a energia elétrica era prejudicado e a água também era limitada. Para além dos desafios de renda, era uma realidade muito dura”, conta o rapaz. O menino foi crescendo e, junto a ele, seus questionamentos. “Um determinado dia, eu perguntei para o meu pai por que a gente vivia naquelas condições e outras pessoas não”, relembra o vereador. “Meu pai me respondeu que a culpa era da incompetência dos nossos governantes”, completa.

Desejo de mudança

A decisão de entrar na política veio naturalmente para Giancarlo. Observando os desafios enfrentados pelos trabalhadores de sua cidade e desenvolvendo uma paixão pelo estudo, crescia em Gian uma vontade indomável de fazer a diferença em sua comunidade. “Aos 17 anos, eu fiz parte de um programa de jovens vereadores, mas eu não queria ser como os outros, eu queria fazer algo pelas pessoas”, conta. O jovem então entrou para o curso de ciências políticas e sociais na Universidade de São Paulo. “Fui o único da minha escola na época a entrar para o ensino superior”, relembra.

Foi na universidade que Gian entrou, mais uma vez, em contato com o mundo da política, por meio do RenovaBR, uma escola política para pessoas que desejam se candidatar. Gian sempre soube que, para alcançar seus objetivos, era preciso estudar, e foi o que fez. “Passei pela formação do RenovaBR e, em 2020, decidi que iria me candidatar”, conta. “Eu queria passar a mensagem da esperança para as pessoas”, destaca.

A dedicação e o compromisso com a educação também o levaram a se destacar academicamente. Após concluir a graduação no Brasil, ele aspirava continuar os estudos além das fronteiras brasileiras. “Eu sempre quis estudar fora, não só pela experiência, mas também para saber o que os outros países fazem pelas políticas públicas”, conta. A partir daí, o jovem vereador passou a se empenhar ainda mais em seus objetivos. “A admissão em exames estrangeiros é diferente de como é no Brasil. Não bastava só a nota numa prova, eu precisava de vivência na politica”, explica. “Por não ter tido tanto tempo assim na política, achei que não conseguiria”, revela.

Com todo o preparo, Gian aplicou para cinco universidades e recebeu como resultado a aprovação para a eleita melhor universidade do mundo: Oxford. “Quando a notícia chegou, eu fiquei muito surpreso e muito feliz, me senti extremamente orgulhoso”, conta. “Ter sido escolhido para o programa de mestrado junto a somente outros quatro brasileiros é motivo de muito orgulho”, completa Giancarlo.

Sonhos maiores

A aceitação em Oxford não foi apenas um atestado de seu mérito acadêmico, muito menos o ponto final de sua trajetória inspiradora. O jovem governador ainda tem muitos planos e sonhos para conquistar, entre eles, ser o primeiro governador negro do estado de São Paulo. “Esse desafio me encanta”, revela. Gian já começou a se organizar para pôr em ação os planos para quando retornar do Reino Unido. “Minha expectativa é construir uma chapa para prefeito ou deputado em 2026. Quero continuar nessa trajetoria”, esclarece.

Hoje, enquanto Giancarlo se prepara para embarcar em uma nova jornada em terras britânicas, Cabreúva celebra o sucesso de seu filho pródigo e aguarda com expectativa as próximas conquistas deste jovem determinado. “Meu objetivo é, com certeza, transformar o Brasil”, destaca Giancarlo Gama.

Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer

EU ESTUDANTE /TRABALHO E FORMAÇÃO

Compartilhe

Deixe um comentário