Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Fortaleza tem ocupação de 76,03% dos leitos de UTI de Covid-19 para adultos

0

Fortaleza alcançou nesta segunda-feira (14) 76,03% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao tratamento de adultos com Covid-19, conforme atualização da plataforma IntegraSUS, às 14h03. UTI neonatal soma 25%, seguida por infantil (22,73%) e gestante que não tem pacientes internados. 

Dos 185 leitos ativos 120 estão ocupados, isto é, 64,8% do total de alas de alta complexidade.  Quatro dos 17 hospitais da Capital, estão com 100% de ocupação. São eles: Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Hospital Antônio Prudente, Hospital Universitário Walter Cantídio e Hospital São José (HSJ).

Leia mais

POLÍTICACeará seguirá plano de vacinação proposto pelo Governo Federal, diz Camilo após reunião em BrasíliaPAÍSAnvisa fixa prazo de 10 dias para avaliar pedidos de uso emergencial de vacinas contra a Covid-19

Com exceção de uma unidade privada que tem 33,33% de ocupação, outras sete já registram mais de 50% dos leitos em uso. Por outro lado, em cinco hospitais não  há pacientes internados com o novo coronavírus nas alas de UTI, entre eles o Sopai Hospital Infantil e o Luiz França.

Considerando todos os 184 municípios do Ceará, 64,46% dos leitos de UTI estão ocupados. Há exatamente um mês, em 14 novembro, a taxa de ocupação na Capital era de 66,41% e no Estado, 57,3%.

Já em relação aos leitos de enfermaria, ainda segundo a atualização desta segunda-feira, 40,9% das alas disponíveis em todo o Ceará têm pacientes. A enfermaria neonatal é a única com 0% de ocupação, enquanto a ifantil anota 47,4%, adulto (41,51%) e gestante (20,31%).

De acordo com Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação do Ceará, como não houve fechamento de barreiras, ainda existe circulação de pessoas que podem estar com o vírus. Por isso as novas medidas impostas no novo decreto do Governo do Estado “tentam frear a velocidade dos casos para que ela não seja de contaminação muito rápida como foi em maio e para que não tenhamos uma ocupação explosiva dos leitos hospitalares”. 

Existem 29 unidades de saúde do Estado que não têm UTI reservada para Covid-19, segundo Magda. “À medida que vão aumentando os casos, os leitos são reajustados, a gente tem ainda leitos de UTI em todas as regiões, em vários municípios, e que podem ser reativados para covid. Isso vai depender muito do fluxo da doença”, explica.A Flourish map

Compartilhe

Deixe um comentário