Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Furacão Maria causa destruição no Caribe

0

Resumo

  • Furacão provocou destruição em Dominica e causou uma morte
  • Porto Rico está em estado de emergência

Acompanhe

O vice-ministro das relações exteriores de cuba, Rogelio Sierra Días, ofereceu ajuda à ilha de Dominica após a passagem do furacão Maria.

Há alertas em vigor para o furacão Maria nas Ilhas Virgens Americanas e Britânicas, em Porto Rico, Culebra e Vieques e na República Dominicana.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que o furacão Maria está a 255 km a sudeste de San Juan, em Porto Rico, e tem ventos máximos sustentados de 280 km/h.

Segundo o governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, 3.288 pessoas já buscaram abrigo.

Caribe em alerta para o furacão Maria, de alto poder de destruição

Caribe em alerta para o furacão Maria, de alto poder de destruição

O furacão Maria segue na categoria 5 e continua se tornando mais forte – seus ventos máximos sustentados são de 280 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Centenas de pessoas foram retiradas de suas casas antes da chegada do furacão Maria a Porto Rico. Abrigos montados têm capacidade para 66 mil pessoas.

O governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, alertou a população local para a possibilidade de um “total colapso de energia” com a passagem do furacão Maria.

Furacão Maria volta à categoria 5 e provoca destruição em Dominica e Guadalupe, no Caribe

Furacão Maria volta à categoria 5 e provoca destruição em Dominica e Guadalupe, no Caribe

O ministro do interior da França, Gerard Collomb, disse que pelo menos 80 mil casas estão sem luz em Guadalupe e 70 mil em Martinica após a passagem do furacão Maria, segundo a AP.

O furacão Maria segue em direção às Ilhas Virgens Americanas e Porto Rico, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, que o classificou como “potencialmente catastrófico”.

Câmeras da Estação Espacial Internacional registram o furacão Maria

O Centro Nacional de Furacões dos EUa afirmou que Maria, ainda na categoria 5, está se aproximando das Ilhas Virgens.

Ilha de Guadalupe foi atingida pelo furacão Maria

Ilha de Guadalupe atingida pelo furacão Maria

Ilha de Guadalupe atingida pelo furacão Maria (Foto: AP Foto/Dominique Chomereau-Lamotte)

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, pediu à população que se mantenha em casa por três dias após a passagem do furacão Maria pela ilha caribenha, prevista para esta quarta. Ele afirmou que se trata da tempestade mais potente a passar por Porto Rico em um século. Ele pediu aos cidadãos que priorizem suas vidas e alertou que eles deverão abandonar suas propriedades se tiverem problemas estruturais ou elas estiverem próximas à costa e áreas inundáveis.

40% dos imóveis da ilha de Guadalupe, que tem cerca de 400.000 habitantes, estão sem eletricidade.

A passagem do furacão “Maria” pela ilha francesa de Guadalupe causou uma morte e deixou dois desaparecidos, informou a delegação do governo francês da ilha caribenha em um balanço provisório. A morte ocorreu após uma queda de árvore.

O furacão Maria segue na categoria 5, com ventos máximos sustentados de 257 km/h, e continua seguindo em direção a Porto Rico, que deve atingir entre a noite desta terça e a manhã de quarta. A rota prevista do furacão também pode passar pela República Dominicana e pelas Bahamas, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA.

Imagem de satélite mostra o furacão Maria do espaço

O Departamento de Gestão de Desastres das Ilhas Virgens Britânicas advertiu aos residentes que Maria é um furacão potencialmente catastrófico. O DDM disse que espera que Maria produza um aumento da maré que fará com que as áreas do litoral sejam inundadas, e pediu a todos os residentes que tomem as medidas necessárias para garantir a vida e suas propriedades.

Há cerca de duas semanas, cerca de 100 presos aproveitaram a confusão criada pela passagem do furacão Irma para escapar nas Ilhas Virgens Britânicas. Muitos deles já foram capturados.

O governador das Ilhas Virgens Britânicas, Augustus Jaspert, anunciou reforço das medidas de segurança na principal prisão do território devido ao furacão Maria, a fim de evitar fugas em massa como a ocorrida junto com a chegada do ciclone Irma.

Furacão Maria alcança categoria 5 e provoca devastação em ilhas do Caribe

Furacão Maria alcança categoria 5 e provoca devastação em ilhas do Caribe

Alarmes de furacão começam a soar na costa de Porto Rico, segundo moradores.

A imprensa local afirma que há 1 morto e 2 desaparecidos após a passagem do furacão Maria por Guadalupe.

Moradores relatam enchentes em Guadalupe.

A passagem do furacão Maria pela ilha francesa de Martinica, no Caribe, deixou nesta terça-feira dois feridos e danos materiais limitados.

Furacão Maria ganha força e volta à categoria 5

G1
Compartilhe

Deixe um comentário