Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Futuro secretário de Política Econômica diz que vai cortar “gordura” do Sistema S para gerar emprego

0

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O futuro secretário de Política econômica, Adolfo Sachsida, afirmou que pretende diminuir a alíquota da contribuição do Sistema S, como forma de diminuir os custos de contratação de trabalhadores. A medida deve ser tomada por meio de projeo de lei, que na avaliação do futuro secretário, não demoraria a ser aprovado.

“Hoje, temos 25 milhões de pessoas entre desempregados e subempregados, famílias que estão precisando, será que não seria justo diminuir o custo da contratação do trabalhador. E um dos caminhos é diminuir os tributos. E o Sistema S precisa dar sua contribuição”, afirmou em entrevista ao Valor Econômico.

Sachsida também afirmou que a “parte nobre” do sistema vai ser mantida, mas que “alguns abusos”, como salários altos e sedes acima do padrão normal indicam que há “gordura” na arrecadação do sistema, cujo valor é de cerca de R$ 19 bilhões por ano.

“Não haverá decisões unilaterais, ouviremos as demandas e quem vai definir o destino dos recursos que ficarem não seremos nós. Mas eles vão acabar tendo que reduzir padrão de salários e sedes, fazer os ajustes”, disse o futuro secretário.

Paulo Guedes
A intenção de Adolfo Sachsida de diminuição da alíquota de contribuição do Sistema S é a mesma demonstrada pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, que na semana passada afirmou a expectativa de corte em torno de 30% a 50% no sistema, em reunião na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

Compartilhe

Deixe um comentário