Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Gerdau tem redução de lucro, corta 700 postos de trabalho e suspende produção no Ceará e Rio Grande do Sul

0

 

Por Átila Varela

O que antes não era visto como “boato”, agora se materializa. A Gerdau cortou 700 postos de trabalho, além de já ter reduzido a produção de aço no Ceará e no Rio Grande do Sul.

As palavras são do próprio CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, durante divulgação dos resultados da companhia no terceiro trimestre.

“Nós desligamos 700 colaboradores e cortamos a produção no Ceará e Rio Grande do Sul. O único local onde não há redução é em Ouro Branco (Minas Gerais), disse o executivo. Ouro Branco é a maior usina da companhia no mundo e segue em atividade. No entanto, há trabalhadores de férias e com os contratos suspensos.

Werneck não especificou o total de trabalhadores demitidos em cada praça, mas vale lembrar que, somente no Ceará, são 600 colaboradores, distribuídos na Siderúrgica Gerdau Cearense (Maracanaú) e a Siderúrgica Latino-America (Silat), comprada do grupo espanhol Hierros Añón, e localizada em Caucaia.

“Vamos continuar sofrendo novos fechamentos de capacidade se nada for feito”, revelou.

No começo de outubro, o Focus revelou que a Gerdau havia suspendido as atividades das fábricas no Ceará. Antes, havia colocado em layoff os contratos de trabalho – o bonito termo em inglês usado para mostrar que os trabalhadores ficam em situação de indisponibilidade. Muitas vezes seguindo para “treinamentos” e “reciclagens” para ficarem parados.

Focus entrou em contato com a Gerdau para tratar do número de demitidos no Estado. No entanto, a companhia afirmou que não há como especificar o quantitativo por unidade.

A queda

As importações do aço vindas da China derrubaram o preço do insumo no Brasil. A retração foi tão violenta que a Gerdau reduziu o lucro líquido ajustado em 47%, totalizando R$ 1,6 bilhão. Pode parecer que a cifra seja astronômica, mas quando comparado com o ano anterior, a pancada é grande, já que em 2022 o total girou em R$ 3 bilhões.

Compartilhe

Deixe um comentário