Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

GloboNews: Repórteres passarão a se filmar usando celulares

0
Repórter utilizando o Kit Mojo Foto: Dayvson Moura / Twitter

A direção de jornalismo da GloboNews informou que seus repórteres passarão a ser seus próprios operadores de câmera, utilizando o celular para filmar eles mesmos durante as passagens ao vivo.

Para isso, eles serão treinados a utilizar o chamado “Kit Mojo”, que já foi adotado em algumas ocasiões pela CNN Brasil e a Jovem Pan.

Leia tambémPatrícia Poeta pede retratação no programa de Sônia Abrão
Família de Marília Mendonça vai processar Facebook e Google
De volta à CNN, Caio Coppolla avalia 100 dias do governo Lula
Mãe de Marília Mendonça fala após fotos de necropsia vazarem
Funcionária da Globo acha inseto em comida da empresa

No comunicado, a GloboNews afirmou que a prática será cada vez mais comum, mas que haverá a contratação de cinegrafistas “quando necessário”.

– Toda a Globo usa o chamado Kit Mojo, uma tecnologia móvel que usa celulares. Recentemente, muitos repórteres chegaram a Brasília para trabalhar em pontos de vivo fixos. Houve reunião para apresentar a tecnologia a eles, que será acrescentada aos pontos de vivo fixos já existentes – diz a nota da empresa, segundo informações do colunista Paulo Cappelli.

REPERCUSSÃO
A decisão rendeu o que falar na internet após o advogado Dayvson Moura fotografar uma jornalista usando o kit e defender que o novo método não pode ser normalizado.

– Gente, isso não pode ser normalizado no jornalismo. A jornalista agora tem que ser operadora de câmera e repórter ao mesmo tempo? – questionou.

Para muitos internautas, a nova medida afetará a qualidade da reportagem, além de prejudicar o trabalho do repórter. Há, por outro lado, aqueles que defenderam a medida.

– Precarização da profissão – avaliou um usuário do Twitter.

– Existem tantas outras profissões que ganham menos e fazem muito mais coisas ao mesmo tempo. Não vejo qual o problema dela segurar um celular e um microfone ao mesmo tempo – defendeu outro.

– Jornalista nunca foi só jornalista. Quem trabalha com isso sabe o que estou falando. A mídia é muito ingrata – opinou mais um.

PLENO NEWS

Compartilhe

Deixe um comentário