Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Golfinhos são filmados nadando juntos na orla de Fortaleza; veja vídeo

0

Golfinhos costumam aparecer em Fortaleza na região entre a Praia de Iracema e a Praia do Mucuripe.

Quem frequenta a orla de Fortaleza tem que visto que as belezas do cartão-postal da cidade, vez por outro, são ornadas com uma visita muita muito especial: golfinhos. E foram justamente estes visitantes que o arquiteto Sérgio Veras flagrou na manhã do último sábado, 1º de julho.

Em vídeo publicado nas redes sociais de Veras, dois golfinhos se alternam nas águas esverdeadas do litoral fortalezense em busca de cardumes de peixes saúna, principal fonte de alimento destes mamíferos.

Os golfinhos são vistos com frequência nas praias da capital cearense. Veras já havia flagrado os animais em outras ocasiões, mas foi a primeira vez que o arquiteto conseguiu filmar o movimento deles por meio de um drone.

“Eles ficam transitando de um espigão pro outro, então é muito de sorte. Às vezes eles estão lá pra João Cordeiro, às vezes estão lá pro Náutico. Na maioria das vezes eu não consigo ver, eventualmente eu consigo, mas eles passam muito rápido. Nesse dia deu certo”, explica.

Os golfinhos que costumam aparecer em Fortaleza são os chamados botos-cinza, da espécie Sotalia guianensis, que pode ser encontrada em praticamente toda a costa atlântica da América Central até o sul do Brasil. Eles são conhecidos por ficar relativamente próximos do litoral.

Golfinhos conhecidos como botos-cinza são vistos em Fortaleza — Foto: Sérgio Veras

Golfinhos conhecidos como botos-cinza são vistos em Fortaleza — Foto: Sérgio Veras

Para avistar os mamíferos na orla fortalezense, geralmente, os melhores horários são o início da manhã ou fim da tarde. Eles costumam aparecer na região entre a Praia de Iracema e a Praia do Mucuripe, e geralmente estão em trio ou dupla.

“Eu acho que faz mais de um ano que eu venho tentando fazer imagens decentes dos golfinhos, mas raramente dá certo de ir nesse horário mais cedo nos Espigões por causa do meu filho pequenininho”, explica Veras. “Mas nesse dia eu fui com ele mesmo, levei o drone e mesmo com ele no colo, tentei fazer o vídeo lá e consegui”, comemora.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário