Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Governo aprova resolução para abrir mercado de gás natural

0

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta segunda-feira (24) uma resolução com uma série de medidas para permitir a abertura do mercado de gás natural.

O governo conta com essa abertura, e com o consequente aumento da concorrência no setor, para reduzir o preço do gás natural e também da energia elétrica (parte das usinas térmicas brasileiras usam este combustível para gerar eletricidade).

“Em suma, o Novo Mercado de Gás visa promover a livre concorrência no mercado de gás do Brasil. Busca reduzir o preço da energia, permitir a reindustrialização do país e um desenvolvimento sustentável”, disse o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Segundo ele, estudos indicam que a queda de 10% no preço da energia permite um aumento de 2,1% no Produto Interno Bruto (PIB) industrial. As indústrias serão as principais beneficiadas com a medida.

Já o consumidor deve ser o beneficiado pela queda no preço da energia elétrica gerada pelas térmicas que usam gás natural.

Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, mais de 80% do gás natural é consumido pela indústria e por usinas térmicas. Em março deste ano, por exemplo, os consumidores residências responderam por 1% da demanda. Já os automóveis representaram 9% da demanda total.

Por Laís Lis, G1 — Brasília

Compartilhe

Deixe um comentário