Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Grande Fortaleza tem 10 açudes com capacidade total, aponta Cogerh

0
O Açude Gavião está localizado em Pacatuba, na Grande Fortaleza. — Foto: Cogerh

Açude Pacoti ajuda a abastecer a Grande Fortaleza.

Dez reservatórios na Região Metropolitana de Fortaleza estão com 100% da sua capacidade, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Outros cinco açudes estão com capacidade acima dos 90%.

Os três principais açudes responsáveis por abastecer Fortaleza, o GaviãoPacoti e Riachão estão com 93%, 64% e 64% da capacidade total respectivamente. (Veja tabela abaixo)

O resultado do bom abastecimento são as chuvas que a região recebeu nos primeiros meses do ano. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que na quadra chuvosa, o balanço de fevereiro mostrou precipitações acima da normalidade, com um desvio positivo de cerca de 90%.

Já em março, os acumulados ficaram dentro da média para o Ceará na totalidade, porém, com os melhores resultados observados na Região Centro-Norte.

Lista dos 10 açudes com 100% da capacidade

Açude Município Capacidade (%)
Acarape do Meio Redenção 100%
Aracoiaba Aracoiaba 100%
Batente Ocara 100%
Catuncinzenta Aquiraz 100%
Cauhipe Caucaia 100%
Germinal Pacoti 100%
Malcozinhado Cascavel 100%
Pacajus Chorozinho 100%
Tijuquinha Baturité 100%
Itapebussu Maranguape 100%

Transferência de água para Região Metropolitana

 

A Cogerh reforçou que desde 16 de outubro de 2023 é realizada a transferência de água do açude Pacajus para o açude Pacoti, o que representa uma medida estratégica de gerenciamento dos recursos hídricos da Grande Fortaleza.

Com uma média de 3,321 metros cúbicos por segundo bombeados ao longo de 178 dias de operação contínua, um volume de 51 milhões e 674 mil metros cúbicos de água já foi transferido do Pacajus para o Pacoti até o momento.

“Esse volume equivale a quase duas vezes a capacidade do açude Gavião, com seus 33,4 milhões de metros cúbicos”, ressalta o gerente operacional da Cogerh, Anatarino Torres.

 

O açude Pacoti é estratégico, conforme a Cogerh, por fazer parte do sistema hídrico que abastece a região metropolitana, em conjunto com os reservatórios Pacajus, Riachão e Gavião. Hoje o Pacoti segue recebendo águas do Pacajus, numa ação integrada de bombeamento.

A transferência de água entre os açudes Pacajus e Pacoti desempenha um papel fundamental na segurança hídrica da região.

“Essa operação exemplifica o compromisso com a gestão responsável dos recursos hídricos. Ao aproveitar a capacidade excedente do açude Pacajus e direcionar esse recurso para onde há condições de armazená-la, a Cogerh demonstra uma abordagem eficiente para enfrentar os desafios relacionados à água”, explicou Yuri Castro, Diretor Presidente da Cogerh.

 

O Açude Gavião está localizado em Pacatuba, na Grande Fortaleza. — Foto: Cogerh

O Açude Gavião está localizado em Pacatuba, na Grande Fortaleza. — Foto: Cogerh

Reservatórios do estado

 

O Ceará tem 53 açudes sangrando segundo informações da Cogerh. Os últimos dois reservatórios que atingiram 100% de sua capacidade foram o Araras, em Varjota, e Mundaú, em Uruburetama. Ambos na Região Norte.

Segundo a Cogerh, 16 reservatórios estão com mais de 90% de sua capacidade total. Hoje, o estado tem um aporte total de 9 bilhões de metros cúbicos aos reservatórios em 2024. O acumulado total dos 157 reservatórios monitorados pela Cogerh está próximo de atingir 50% de sua capacidade. Caso isso ocorra, pode superar o acumulado de 2023, que alcançou 51% das reservas hídricas.

O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 25% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 52%. Já o Banabuiú se encontra com 37%.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário