Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Grupo de adolescentes recebe a vacina contra Covid-19 em Eusébio, na Grande Fortaleza

0

Os 17 jovens imunizados com a vacina da Pfizer são acolhidos do Lar Davis, que tem 32 crianças e adolescentes.

Adolescentes começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta sexta-feira (23) no município de Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza. Os 17 jovens que receberam os imunizantes são acolhidos do Lar Davis, que tem 32 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ao menos 12 deles tiveram a doença no primeiro semestre deste ano. Por ter contato direto com os jovens, sete funcionários também foram vacinados.

Segundo o coordenador operacional do abrigo, Márcio Gomes, a direção procurou seguir os protocolos sanitários do governo, o que evitou um maior número de contaminações. “Foi um período muito difícil, mas a gente procurou seguir os cuidados que as autoridades sanitárias deram, como isolar os acolhidos, também suspendemos as visitas periodicamente, e assim conseguimos manter todo mundo mais ou menos seguro”, diz

Um dos adolescentes do local que não teve a Covid-19 tem esperança de que logo a rotina de todos possa voltar ao normal. “Me sinto bem mais seguro sabendo que já estou quase totalmente imune, (perto de) voltar às aulas, estou bem ansioso”, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde do Eusébio, Josete Malheiros, os adolescentes já receberam a vacina porque fazem parte dos grupos institucionalizados.

“Embora não se tenha uma nota descritiva, autorizativa desta ação, também não tem uma nota impeditiva. E como a Anvisa liberou a utilização da vacina Pfizer nessa faixa etária, inclusive a cidade de São Luís no dia de hoje está vacinando suas crianças de 15 anos de idade, então nós entendemos como sendo uma medida absolutamente necessária, urgente para evitar um risco maior de complicação, adoecimento e morte dessas crianças e adolescentes com maior risco de vulnerabilidade perante o novo coronavírus”, explica.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que qualquer decisão de alteração no esquema de vacinação contra Covid-19 do Estado deve ser pactuada na Comissão Intergestores Bipartite do Ceará (CIB). O público de 12 a 17 anos ainda não foi incluído no programa nacional de imunizações do Ministério da Saúde.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário