Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Imagens aéreas exclusivas mostram detalhes da beleza natural do Pico do Dedo de Deus

0

Por G1 — Teresópolis

Veja imagens áreas exclusivas do pico do Dedo de Deus

Veja imagens áreas exclusivas do pico do Dedo de Deus

Imagens áreas exclusivas mostram os detalhes e a beleza do Pico do Dedo de Deus, que fica entre os municípios de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, e Guapimirim, na Baixada Fluminense.

Os registros foram feitos pelo cinegrafista André Dias e são de tirar o fôlego porque revelam toda a grandiosidade do Dedo de Deus, rodeado pela Mata Atlântica.

As nuvens que transitam pela montanha e placas rochosas a todo o momento ajudam a deixar o espetáculo ainda mais impressionante. Já o nascer do sol ilumina todo o local e traz aquela sensação de paz.

Registros mostram todo o Parque Nacional da Serra dos Órgãos  — Foto: André Dias/Inter TVRegistros mostram todo o Parque Nacional da Serra dos Órgãos  — Foto: André Dias/Inter TV

Registros mostram todo o Parque Nacional da Serra dos Órgãos — Foto: André Dias/Inter TV

O monumento geológico fica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), tem 1.692 metros de altitude e foi escalado pela primeira vez em 1912 por brasileiros, após sucessivos fracassos de montanhistas europeus.

A conquista é considerada um marco para o montanhismo no Brasil e é tratada como o berço da atividade no país. De acordo com informações do Parnaso, os escaladores viraram “heróis” e abriram caminhos para montanhistas de todo o mundo.

Até mesmo para o jornalista Gustavo Garcia, da Inter TV, que chegou ao cume do Dedo de Deus no início deste mês de outubro após uma série de desafios. Ao todo, foram 34 horas até chegar ao topo.

Imagens de tirar o fôlego foram feitas no começo de outubro  — Foto: André Dias/Inter TV Imagens de tirar o fôlego foram feitas no começo de outubro  — Foto: André Dias/Inter TV

Imagens de tirar o fôlego foram feitas no começo de outubro — Foto: André Dias/Inter TV

As imagens foram feitas durante as gravações do quadro “Vai Encarar?”, que é exibido durante o programa “Bom Dia Sábado”.

Mesmo acompanhado de um grupo de militares especialistas em escaladas, para que tudo fosse feito com segurança, Gustavo revela que foi um grande desafio.

“Foi a primeira escalada da minha vida. Por questão de segurança, montamos uma equipe grande, mas em diversos momentos eu pensava: hoje é um dos piores dias da minha vida. Mas eu lembrava de toda a superação e seguia em frente”, diz.

'Vai Encarar?': Gustavo Garcia escala o Dedo de Deus

‘Vai Encarar?’: Gustavo Garcia escala o Dedo de Deus

Gustavo conta que apesar de toda a dificuldade, valeu a pena cada segundo da aventura.

“Nossa escalada acabou demorando mais pela quantidade de equipamentos, todos os aparatos de segurança e quantidade de pessoas. Eles [os especialistas]não me içaram. Queriam que eu sentisse o contato com a pedra, encarasse mesmo a pedra. Foi intenso! Uma experiência única”, disse.

Apesar dos desafios, Gustavo conta que a experiência foi única ao escalar o Pico do Dedo de Deus — Foto: Gustavo Garcia/Arquivo pessoalApesar dos desafios, Gustavo conta que a experiência foi única ao escalar o Pico do Dedo de Deus — Foto: Gustavo Garcia/Arquivo pessoal

Apesar dos desafios, Gustavo conta que a experiência foi única ao escalar o Pico do Dedo de Deus — Foto: Gustavo Garcia/Arquivo pessoal

Compartilhe

Deixe um comentário