Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Janeiro mais chuvoso da história de BH termina com quase triplo da chuva esperada para o mês

0

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou, na manhã deste sábado (1º), que Belo Horizonte registrou 935,2 mm de chuva no primeiro mês do ano, o que representa quase o triplo da média esperada para o período (329,1 mm) na cidade. Com esse total de precipitação, esse foi o janeiro mais chuvoso da história da capital mineira.

Ao longo do mês, diversos temporais castigaram a cidade, causando 13 mortes, enchentes, deslizamentos de terra e destruição de ruas e avenidas.

O primeiro deles foi registrado logo no início de janeiro, no dia 2, e causou o alagamento da Avenida Vilarinho, na Região de Venda Nova. As mortes ocorreram após o temporal que atingiu a cidade no dia 24. Já a última chuva forte que causou transtornos foi no dia 28 e afetou principalmente as Regiões Oeste e Centro-Sul.

Bombeiros procuram desaparecidos no bairro Jardim Alvorada, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte  — Foto: Reprodução/TV Globo Bombeiros procuram desaparecidos no bairro Jardim Alvorada, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte  — Foto: Reprodução/TV Globo

Bombeiros procuram desaparecidos no bairro Jardim Alvorada, na Região da Pampulha, em Belo Horizonte — Foto: Reprodução/TV Globo

Até este ano, o janeiro mais chuvoso na cidade havia sido o de 1985, com 850,3 mm de precipitação.

Segundo os dados do Inmet, em relação a janeiro de 2019, o primeiro mês de 2020 registrou cerca de 845 mm a mais de chuva. O volume desse janeiro ainda representa mais da metade da média histórica esperada para todo o ano: 1.602,6 mm.

De acordo com o meteorologista do Inmet Cleber Souza, pelo menos durante a primeira quinzena de fevereiro, as chuvas devem continuar na cidade.

Segundo ele, até esta terça-feira (4), estão previstas pancadas de chuvas, concentradas à tarde e à noite. Já a partir da quarta-feira (5), a chegada de uma nova frente fria deixa o tempo mais chuvoso, podendo chover a qualquer momento do dia.

Mês de janeiro termina com recorde de chuva

Mês de janeiro termina com recorde de chuva

G1

Compartilhe

Deixe um comentário