Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Jiboia de mais de 3 metros é flagrada por moradores no rio Jaguaribe

0

Uma cobra da espécie jiboia foi flagrada por um agricultor na manhã desta sexta-feira (14), no rio Jaguaribe, interior do Ceará. O animal media cerca de 3,5 metros e não ofereceu riscos ao morador. O ‘encontro’ aconteceu na localidade de Gameleira, distante cerca de 4 quilômetros do centro de Iguatu, no Centro-Sul do estado.

Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, coronel Nijair Araújo, a serpente não é venenosa. Ela foi encontrada próxima à ponte do projeto da Ferrovia Transnordestina.

“A cobra não foi capturada porque estava no habitat natural dela. A orientação que damos é para que as pessoas não tentem capturar ou mesmo matar o animal. É crime ambiental”, destaca.

Encontros inesperados

O coronel Nijair lembra que encontros de cobras com humanos não são tão incomuns. Mensalmente, o Corpo de Bombeiros realiza a apreensão de animais próximas às casas de moradores em áreas rurais. O mesmo acontece em bairros que apresentam expansão nas áreas urbanas. Em junho deste ano, foram capturadas nove serpentes.

“A captura se dá nas casas, por trás de móveis, no telhado ou em árvores. As cobras vão atrás de comida”, explica o subtenente do Corpo de Bombeiros de Iguatu José Diniz. Sempre após a captura, o animal é devolvido à natureza.

Qualquer pessoa pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

O ambientalista da ONG Rio Jaguaribe, Paulo Maciel, ressalta que a expansão urbana e a ocupação de áreas anteriormente usadas para produção agrícola favorecem a proximidade de animais silvestres. “A falta de alimentação no meio natural provoca um desequilíbrio e os animais vão para o entorno das casas atrás de alimentação”.

Outros casos

Família leva susto ao encontrar cobra no telhado de casa no Jangurussu

Família leva susto ao encontrar cobra no telhado de casa no Jangurussu

Em março, uma jiboia de aproximadamente três metros foi capturada por moradores na região de Sítio Jardins, no município de Ibiapina. A população usou um recipiente de plástico e alguns galhos para prender o animal.

Em maio, outra jiboia foi capturada pelo Corpo de Bombeiros no quintal de uma residência, no Bairro Parque Iracema, em Caucaia. A jiboia foi levada sem ferimentos ao seu habitat natural, longe das residências.

No dia 6 de julho, uma cobra de cerca de 2 metros foi encontrada por moradores no Bairro Parque Manibura, em Fortaleza. O animal foi colocado em uma gaiola enquanto o Corpo de Bombeiros era acionado.

Na última terça-feira (11), uma cobra píton birmanesa, nativa do sudeste e sudoeste asiático, foi apreendida pelos bombeiros no telhado de uma casa em Fortaleza.

G1 CE
Compartilhe

Deixe um comentário