Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Mauro Filho pode ser candidato a prefeito

0

Economista com doutorado na Universidade de Vanderbilt (EUA), o deputado federal Mauro Benevides Filho – do PDT, um partido de oposição ao presidente Jair Bolsonaro – propôs ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o uso de 29 fundos públicos – que represam hoje cerca de R$ 175 bilhões – para reforçar o governo da União no seu trabalho de enfrentamento dos efeitos sociais, econômicos e financeiros da pandemia do novo coronavírus. Benevides e Guedes reuniram-se no gabinete deste, nesta semana, em Brasília. Há uma oportuna e benfazeja afinidade entre os dois. A proposta, que será apreciada pelo Congresso, já tem o apoio da tropa parlamentar de Bolsonaro, agora vitaminada pelos partidos do Centrão. O ministro Paulo Guedes – feliz com a ajuda de Benevides – derrama-se em elogios ao “espírito público” do parlamentar cearense, enxergando nele um tipo de político de que carece o País neste instante de graves dificuldades. Paira uma dúvida: Guedes pretende que os recursos dos fundos públicos sejam usados no abatimento da dívida pública; Benevides os quer para as despesas de combate à pandemia. Aproveitando o embalo, esta coluna transmite o que ouviu ontem de uma fonte que segue de perto o movimento dos irmãos Ferreira Gomes na direção da composição da chapa que disputará a Prefeitura de Fortaleza nas eleições deste ano: “Mauro Filho nunca escondeu que um dos seus sonhos é ser prefeito de Fortaleza. É possível que, estabelecido um acordo do PDT dos Ferreira Gomes com o PT de Camilo Santana, a chapa a ser apresentada poderá ser Mauro Filho para prefeito e Élcio Batista para vice”. É especulação.

Inovação

Um industrial cearense, com assento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), enviou mensagem ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, Maia Júnior, concordando com o seu ponto de vista de “ou inova ou vai à garra”. A mensagem diz: “Você se diferencia no governo. Basta ver as transformações na Sedet, tanto na estrutura quanto na forma de atuar, inclusive no diálogo, ao pedir sugestões para o ‘Ceará Veloz’ e para o novo programa de incentivos fiscais a ser discutido para viabilizar o equilíbrio fiscal do Estado evitando a quebra de compromisso no futuro”.

Desespero

De um leitor desta coluna, desesperado: “Governador, reabra, por favor, os consultórios dos dentistas e oculistas!”

Estão prontos – com protocolos de segurança já testados com 100% de bom resultado – os shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, cuja reabertura – após dois meses interditados pelo isolamento social – está prevista para segunda-feira, 8. Eles copiam modelos de protocolo utilizados em grandes cidades do mundo.

Opinião de empresário da indústria de tintas sobre inovação: “O governo não é nem será no Ceará e no Brasil exemplo de inovação. Não consegue reduzir seu quadro de pessoal nem privilégios e vantagens que ele tem. Se algum governante tentar fazê-lo, será abatido em voo. As corporações dominaram o serviço público. Ponto!”

Avatar
EGÍDIO SERPA/Diário do Nordeste
Compartilhe

Deixe um comentário