Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Metrô e VLT de Fortaleza funcionam com horário reduzido a partir de quarta (3)

0

Devido às novas medidas contra o avanço da Covid-19, as linhas Sul e VLT Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, terão seus horários de funcionamento alterados, de forma provisória, a partir desta quarta-feira (3). A informação foi divulgada pela Metrofor nesta segunda-feira (1º).

Com a mudança, as linhas passam a encerrar suas atividades às 22h – duas horas mais cedo que o horário habitual. A mudança considera a necessidade de adequação do transporte público ao contexto trazido pelo novo decreto anunciado na sexta-feira (26) pelo governador Camilo Santana (PT), que estabelece medidas e restrições fundamentais para o controle da Covid-19 no estado.

A linha Oeste mantém o funcionamento dentro dos mesmos horários, sem alteração.

Veja outras medidas no novo decreto:

  • Comércio de rua funciona de segunda a sexta-feira até as 17h. As outras atividades econômicas e as religiosas, até 19h.
  • Serviços essenciais podem funcionar após esse horário. No sábado e domingo, restaurantes funcionam até as 15h, e outras atividades econômicas e religiosas até as 17h;
  • Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir das 17h;
  • Igrejas devem realizar suas atividades com até 30% de sua capacidade, e estimular as celebrações de forma virtual;
  • Academias de ginástica devem funcionar com 30% de sua capacidade, devendo fazer o agendamento de horários para o devido cumprimento de todos os protocolos sanitários;
  • Continua remoto o trabalho para servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Recomendação para a mesma medida junto ao setor privado;
  • Seguem as barreiras sanitárias em Fortaleza, com recomendação para o controle por parte dos municípios no Interior;

Camilo afirmou, ainda, que segue dialogando com o setor da educação para avaliar a forma mais segura do retorno presencial das atividades, continuando até lá de forma remota. O governador também conversa com o setor de bares e restaurantes para discutir medidas de apoio. Novas medidas devem ser anunciadas no começo da próxima semana. “Todas as medidas têm um único objetivo: proteger os cearenses e salvar vidas”, disse o governador.

Aumento de mortes por Covid-19

O número de mortes por Covid-19 continuou acelerando no Ceará em fevereiro, o mês mais letal da pandemia desde agosto de 2020. Até esta segunda-feira (1º), a Secretaria da Saúde confirmou 573 óbitos pela doença apenas no mês passado. A letalidade é ainda maior porque parte dos óbitos ocorridos em fevereiro ainda aguarda confirmação.

As mortes por Covid-19 no desaceleraram entre maio e novembro, mas voltaram a crescer em dezembro e seguiram acelerando nos dois meses seguintes.

Compartilhe

Deixe um comentário