Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ministro de Minas e Energia confirma participação da China no maior leilão de petróleo e gás já realizado no mundo

0
Bento Albuquerque está no país asiático onde se reuniu com autoridades e empresas chinesas
Ministro de Minas e Energia confirma participação da China no maior leilão de petróleo e gás já realizado no mundo

Foto: Ministério de Minas e Energia

Às vésperas da chegada do presidente Jair Bolsoanaro à China, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque se reuniu, no país asiático, com autoridades chinesas e empresas que têm investimentos no Brasil.

“A China tem sido um importante parceiro e investidor no setor de mineração e de energia no Brasil”, disse em entrevista ao Planalto.

Segundo ele, a orientação do presidente é aumentar cooperação com quem deseja realizar investimentos no Brasil, principalmente, em tecnologia capaz de agregar mais valor para o nióbio, o grafeno e terras raras no Brasil. “No setor de mineração, há empresas chinesas fazendo investimentos no Brasil, principalmente na área de fosfato e nióbio e também de petróleo e gás”, disse.

“Acreditamos que agora, com a abertura do mercado de gás, a China terá uma importante participação, principalmente na infraestrutura deste importante setor para a reindustrialização do país.”, completou o ministro de Minas e Energia

 O ministro explicou ainda que a China tem sido um importante parceiro e investidor no setor de mineração e de energia no país. E a visita que ocorre agora é um momento importante para a construção de uma agenda propositiva para a reunião do grupo do Brics (Brasil, Rússia, Índia, África do Sul e China) que acontece em novembro, no Brasil.

Leilão de Cessão Onerosa

O Ministério de Minas e Energia tem conduzido o maior leilão do setor de Petróleo e Gás do mundo com base em diálogo permanente com investidores, pautado pela transparência, pela previsibilidade e pela tomada de decisão com base em evidências.

O leilão que ocorre no dia 6 de novembro será dos volumes excedentes ao contrato de Cessão Onerosa, que é um regime de contratação direta de áreas da União para a Petrobras. A Lei nº 12.276/2010 concedeu à estatal o direito de extrair até 5 bilhões de barris de petróleo equivalente nessas áreas não contratadas, localizadas no pré-sal.

A China participará deste leilão o que sinaliza, segundo o ministro, possível aumento do investimento no país, capaz de contribuir muito para o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável do Brasil nos próximos anos. “Acredito que vai ser tão exitoso quanto foram os outros leilões realizados este ano e que trará muito emprego e investimentos para o Brasil nos próximos vinte anos”.

Brasil e China

Desde o início de 2019, diversos representantes do Governo Federal brasileiro visitaram a China. Em maio, o vice-presidente, Hamilton Mourão, copresidiu, juntamente com o vice-presidente chinês, Wang Qishan, a V Sessão Plenária da Comissão de Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação – COSBAN, a mais alta instância de mecanismo bilateral entre os dois países. Foram realizadas, ainda, visitas à China da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, em maio, e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em agosto.

Do mesmo modo, autoridades chinesas de alto nível estiveram no Brasil neste ano. Em julho, o Ministro de Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, esteve no Brasil para participar da terceira edição do Diálogo Estratégico Global Brasil-China (DEG) e do encontro de Ministros das Relações Exteriores do BRICS. O Brasil recebeu ainda, em setembro, visita do Ministro de Defesa da China, Wei Fenghe, e, em outubro, de membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, Yang Jiechi, no contexto de reunião dos conselheiros de segurança nacional do BRICS.

Compartilhe

Deixe um comentário