Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ministro diz que Porto do Pecém será precusor na exportação de hidrogênio para Europa

0

O ministro de e Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o Porto do Pecém será “referência mundial” em hidrogênio verde.

“Queremos exportar essa tecnologia para os países europeus e demais interessados, o que estimulará ainda mais o crescimento econômico da região”, disse em visita ao terminal cearense.

O Complexo do Pecém é composto por três grandes frentes: a Área Industrial, que abriga algumas das principais unidades fabris do Nordeste brasileiro; o Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial; e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará, a primeira a operar no Brasil, que possui uma nova área de mais de 1.900 hectares para receber novos investimentos. É nessa área que serão instaladas as empresas que produzirão H2V no Pecém.

Atualmente, o complexo conta com seis pré-contratos assinados, somando cerca de US$ 8 bilhões em investimentos até 2030. Isso deve duplicar a quantidade de empregos diretos e indiretos na região, que atualmente é de 80 mil.

Para receber as empresas que produzirão hidrogênio verde no Pecém, a estrutura do Complexo e do Porto será modernizada. Para isso, será criado um corredor de utilidades por onde circularão os dutos de amônia, gás natural, hidrogênio, água e a rede de energia elétrica. O píer 2 e o terminal de múltiplas utilidades devem passar por adaptações para a operação de amônia e outros derivados do hidrogênio verde.

Compartilhe

Deixe um comentário