Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Moradores passam réveillon no escuro após falta de energia em cidades no litoral do Ceará; vídeo

0

Moradores mostram casas sem energia elétrica na noite de réveillon no Ceará.

Moradores de municípios no litoral do Ceará reclamaram de problemas com energia elétrica entre este domingo (31) e segunda-feira (1º). No Pacheco, no litoral de Caucaia, a população teve de comemorar o réveillon no escuro. A energia elétrica no local caiu por volta de 19h deste domingo, e seguiu nesta segunda-feira — até a publicação desta reportagem. Outros locais do litoral do Ceará também tiveram queda de energia, como Cascavel e Amontada.

Vídeos feitos por moradores do local mostram casas sem energia elétrica, e pessoas precisando improvisar iluminação com faróis de carro ou lanternas. Eles reclamaram também do calor, que dificultou o sono, e que comidas estragaram devido à falta de refrigeração.

Uma das moradoras repassou ao g1 prints de diversas ligações feitas por vizinhos dela entre a noite deste domingo e a manhã desta segunda. A Enel, distribuidora de energia elétrica no local, informou que as fortes chuvas acompanhadas de descargas atmosféricas e ventos que atingiram a área de concessão da companhia, na noite deste domingo, afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes.

População improvisa lanternas e velas durante réveillon 2024 em cidades do Ceará. — Foto: Reprodução

População improvisa lanternas e velas durante réveillon 2024 em cidades do Ceará. — Foto: Reprodução

“De imediato, a companhia iniciou manobras de transferência de cargas e reforçou suas equipes em campo para normalizar o serviço aos clientes afetados o mais breve possível”, acrescentou a nota da empresa.

g1 também recebeu reclamação de moradores na Praia do Balbino, em Cascavel, também na Região Metropolitana de Fortaleza. “Desde ontem a noite, estamos sem energia devido a um transformador que estourou e pegou fogo. Já fizemos várias reclamações e nada da Enel vir solucionar . Nossas comidas estão estragando”, reclamou o morador.

Oscilação em Amontada

Turista mostra oscilação de energia em chalé de Amontada, litoral cearense.

A oscilação de energia deixou comerciantes e turistas preocupados com a noite de Réveillon em Icaraí de Amontada, vila localizada no município de Amontada, litoral cearense.

À TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, a dona de um estabelecimento que prefere não ser identificada disse que os freezers não estavam gelando e que havia risco de mais prejuízos. Segundo ela, a oscilação começou na noite de sábado (30).

“Muito transtorno porque com a energia oscilando, o risco de queima de eletrodomésticos é bem maior. Corre o risco de eu perder todo o investimento que eu fiz para o feriado. Meu estabelecimento é um bar, então tenho festa. Em todo feriado grande (isso acontece)”, relatou.

 

Ainda segundo ela, a mesma oscilação de energia a fez perder uma cervejeira ano passado.

A oscilação começou a acontecer na noite de sábado (30), segundo moradores. — Foto: Reprodução

A oscilação começou a acontecer na noite de sábado (30), segundo moradores. — Foto: Reprodução

Já uma turista que alugou um chalé na região para virar o ano com a família, disse que precisaram dormir na varada, em colchões infláveis, já que o ar-condicionado não estava funcionando.

“Pagando R$ 7.000 para aproveitar o ano novo e infelizmente hoje estamos dormindo em colchão inflável na varanda com as muriçocas”.

Em nota, a Enel Distribuição Ceará informou que técnicos da companhia trabalhavam para normalizar o fornecimento de energia na localidade, realizando a substituição de um transformador que atende à região.

Icaraí de Amontada tem despertado maior interesse turístico. — Foto: Reprodução/Instagram Icaraí de Amontada

Icaraí de Amontada tem despertado maior interesse turístico. — Foto: Reprodução/Instagram Icaraí de Amontada

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as concessionárias de energia elétrica podem ser responsabilizadas por prejuízos causados pela falta de energia ou descargas elétricas capazes de produzir danos em equipamentos.

g1 também procurou a prefeitura de Amontada para mais informações, e não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário