Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

‘Não vejo por que não tomar a cloroquina’, diz ex-ministro da Saúde que teve covid-19

0

Convidado para comentar a demissão do ministro Nelson Teich nesta sexta-feira, na CNN Brasil, o ex-ministro da Saúde Ricardo Barros defendeu o uso da cloroquina no tratamento do coronavírus. Segundo Barros, ao saber que estava com a doença, ele, que tem 60 anos e, portanto, se enquadra em grupo de risco, pediu ao médico que o atendeu para tomar cloroquina. “O médico explicou: tem esse e esse efeito colateral, mas eu disse, dá aqui”, conta.”Tomei cloroquina, tomei azitromicina e anticoagulante.”

Barros afirma que tinha poucos sintomas, apenas uma tosse muito leve e, após tomar o medicamento, está de alta. “Não vejo por que não tomar a cloroquina”, defende.

O ex-ministro lembrou que o médico Roberto Kalil, do Hospital Sírio-Libanês, teve a doença e também tomou, o que o levou a considerar inútil a discussão sobre a utilização ou não da cloroquina no protocolo do Sistema Único de Saúde.

“Cloroquina é tomada por milhares de brasileiros que têm malária por longo tempo”, explicou Barros. “Ela pode sim dar arritmia, uma mácula no olho, mas isso tem de ser controlado, mas isso para quem toma por muito longo tempo. Tomei por cinco dias.”

Revista Oeste

 

Compartilhe

Deixe um comentário