Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Nº de mortes na Espanha cai e país tenta retomar economia

0

A Espanha começou um pequeno retorno à normalidade nesta segunda-feira (13) com o retorno ao trabalho em alguns setores econômicos não essenciais. A mudança coincide com uma nova queda no número de mortes por Covid-19, com 517 nas últimas 24 horas. Já o número de infecções aumentou 2% por dia, o menor número desde o início da pandemia.

O número total de mortes por coronavírus chega a 17.489, enquanto os casos de contágio registraram um total de 169.496, informou o Ministério da Saúde local.

Embora o governo tenha decretado o confinamento total da população até o próximo dia 26, funcionários de empresas ou fábricas em setores não essenciais que não podem trabalhar remotamente se uniram àqueles considerados essenciais. Isto envolve principalmente os setores industrial e de construção.

Eles se juntam aos setores da alimentação, das necessidades básicas e de produtos sanitários, que permanecem ativos desde o início da pandemia.

Somente a construção responde por 12,5% da atividade econômica espanhola e emprega aproximadamente 1,7 milhão de trabalhadores.

– Não iniciamos nenhum processo de escalonamento, nem terminamos as restrições ao movimento de pessoas. Ainda estamos confinados – lembrou o ministro da Saúde, Salvador Illa.

Fábricas, obras e propriedades industriais voltaram gradualmente à normalidade em parte do país, já que em oito das 17 regiões espanholas hoje é feriado, e só amanhã é que esses setores começarão a funcionar plenamente.

*Com informações da agência EFE

Compartilhe

Deixe um comentário