Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Nova termelétrica a gás do Pecém poderá abastecer todo o Ceará com folga

0

A implantação do empreendimento poderá ser célere no Estado. Em julho de 2019, por 25 a 5, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou a usina termelétrica

Átila Varela
atila@focus.jor.br

A Refinaria Premium da Petrobras, um sonho antigo do Ceará, ficou para trás. A bola da vez é o hidrogênio verde e as matrizes fotovoltaica e eólica. Um projeto que chama atenção é o da nova usina de gás natural do consórcio Portocem, vencedor do leilão promovido pelo CCEE – Sistema dos Leilões de Energia Elétrica.

A implantação do empreendimento poderá ser célere no Estado. Em julho de 2019, por 25 a 5, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) aprovou a usina termelétrica.

O empreendimento tem potência de geração de 2.189,6 MW. No entanto, a UTE é dividas nos módulos I, II e III. Na primeira, são 1,047 MW. Os eixos II e III possuem respectivamente 571,3 MW de capacidade de geração. A unidade ficaria a 14 quilômetros do Porto do Pecém, na área antes destinada à Refinaria Premium da Petrobras, abortada em 2015. Nesse sentido, um gasoduto interligaria o empreendimento aos navios gaseiros.

Completa, a unidade poderá abastecer com folga o Ceará. Segundo dados da  Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, o Estado consumiu, até o dia 15 de dezembro, 1.861 MW.

“A unidade de geração de energia UTE Portocem está situada em um local, onde anteriormente estava prevista a antiga Refinaria Premium da Petrobras. Para o EIA/Rima da UTE Portocem, o local foi estudado novamente. Portanto, já é um lugar que foi bastante analisado na parte ambiental”, destacava a empresa durante audiências públicas em 2019 para detalhar o projeto.

Uma estação de captação de água do mar será utilizada para a operação. Haverá uma adutora de retorno e emissário submarino para o lançamento dos efluentes líquidos tratados no mar. O comprimento é de 13 quilômetros.

O consórcio

O consórcio Portocem é liderado pela Ceiba Energy e projetado pela Ponte Nova Energia – sendo ambas empresas integradas nas áreas de energia, infraestrutura e gestão de negócios. A Ceiba Energy possui, desenvolve e opera ativos de geração de energia na América Latina.

Compartilhe

Deixe um comentário