Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Número de mortes sobe para 12 devido às chuvas no Rio de Janeiro e Espírito Santo

0

A previsão é de mais chuvas ao longo do fim de semana na região Sudeste; em Petrópolis já choveu 270 mm em 12 horas

 

Pelo menos 12 pessoas morreram devido às fortes chuvas que atingiram a região Sudeste do país neste sábado (23). Foram registradas quatro mortes em Mimoso do Sul, no Espírito Santo, quatro mortes em Petrópolis, duas em Teresópolis, uma em Duque de Caxias e uma em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

No Espírito Santo, segundo a Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil), estradas de acesso a Mimoso do Sul estão bloqueadas e aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) realizam o trabalho de resgate de moradores do município.

A previsão é de mais chuvas ao longo do dia na região Sudeste.

No Rio de Janeiro, Petrópolis é a região mais atingida pelas chuvas e está em emergência. O governador Cláudio Castro acompanhou os trabalhos de prevenção e resgate. Por segurança, há um bloqueio da estrada que leva a Petrópolis.

Segundo o corpo de bombeiros, houve 109 ocorrências reportadas em todo o estado. Petrópolis sofreu 75 desabamentos.

Três mortos em Petrópolis são da mesma família, mãe e dois filhos, que estavam numa casa que foi pega por um deslizamento. Outra vítima é um homem, que teve seu corpo resgatado neste sábado.

Em Teresópolis, foi encontrado também o corpo de um adolescente de 14 anos que estava desaparecido em escombros. A outra vítima da cidade também foi em um desabamento.

A defesa civil orienta a população da cidade serrana e pede que, quem mora nas costas, se dirija para os pontos de apoio disponíveis. Quem vive fora destas áreas de risco deve evitar circular pelas ruas.

Petrópolis recebeu nas últimas 12 horas, das 6h às 18h, cerca de 270 mm de chuva, muito mais do que o esperado para o acumulado de todo o mês de março. O Rio Quitandinha transbordou.

As outras mortes no estado aconteceram em Duque de Caxias, onde um homem se afogou depois que o caminhão que dirigia caiu num rio; em Arraial do Cabo, após um homem ser atingido por um raio no Pontal do Atalaia. As informações são do Corpo de Bombeiros.

Alerta vermelho

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou alerta vermelho (de grande perigo) com chuvas entre 30 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h durante o fim de semana no Sudeste. O alerta compreende todo o estado do Rio de Janeiro, além do noroeste de São Paulo, sudeste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais, é alto o risco de deslizamentos nas seguintes cidades:

• Maricá
• Rio de Janeiro
• Angra dos Reis
• Magé
• Nova Friburgo
• Campos dos Goytacazes
• Bom Jesus do Itabapoana

*Com Folha Vitória e Climatempo 

R7

Compartilhe

Deixe um comentário