Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Operação nacional busca foragidos por homicídio e feminicídio em 21 estados e no DF

0

Por Gabriel Luiz, Gabriel Palma e Marília Marques, TV Globo e G1 DF

Segunda fase da operação Cronos busca foragidos no DF e em 21 estados
G1 DF
Segunda fase da operação Cronos busca foragidos no DF e em 21 estados

Segunda fase da operação Cronos busca foragidos no DF e em 21 estados

As polícias civis de todo país começaram a cumprir, na manhã desta terça-feira (28), mandados de prisão no Distrito Federal e em 21 estados em uma megaoperação para prender foragidos da Justiça. Os alvos são acusados de crimes graves como homicídio e feminicídio.

Esta é a segunda fase da operação Cronos. Em Brasília, 100 policiais saíram às ruas para cumprir os mandados de prisão expedidos. A estimativa é de que cerca de 500 suspeitos estejam foragidos.

A operação tem apoio do Ministério da Justiça e é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (Conpc). Desde o começo do mês, 37 pessoas já tinham sido presas e dois menores, apreendidos.

Veja estados onde os suspeitos são procurados: Acre, AlagoasAmapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins, São Paulo e interior da região.

Polícia Civil cumpre mandados de prisão na operação Cronos II — Foto: DivulgaçãoPolícia Civil cumpre mandados de prisão na operação Cronos II — Foto: Divulgação

Polícia Civil cumpre mandados de prisão na operação Cronos II — Foto: Divulgação

Primeira fase

A operação denominada Cronos II é a segunda fase da ação que foi desencadeada em agosto do ano passado. Na época, mais de mil pessoas foram presas em todo o país e 75 adolescentes foram apreendidos. A ação contou com aproximadamente 6,6 mil policiais civis.

A operação surgiu após uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em julho deste ano. Ela foi batizada com o nome do deus grego Cronos, que comanda o tempo. Segundo as autoridades, a escolha faz referência à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime.

Esta reportagem está em atualização

G1

Compartilhe

Deixe um comentário