Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Partido do atual governo da Espanha consegue maior número de votos, mas precisará fazer alianças

0

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do atual governo, conseguirá o maior número de assentos no Parlamento da Espanha. O resultado parcial das eleições deste domingo(28) confirma o resultado previsto pela pesquisa de boca de urna. Ainda assim, a sigla governista terá de fazer alianças para seguir no poder.

Boca de urna aponta para vitória do Partido Socialista na Espanha
Jornal GloboNews
Boca de urna aponta para vitória do Partido Socialista na Espanha

Boca de urna aponta para vitória do Partido Socialista na Espanha

De acordo com as projeções do jornal “El País” com 96,98% das urnas apuradas, a composição do Parlamento da Espanha será a seguinte:

  • Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), social-democrata: 122 assentos
  • Partido Popular (PP), conservador moderado: 66 assentos
  • Cidadãos, de orientação liberal: 58 assentos
  • Unidas Podemos, da esquerda radical: 42 assentos
  • Vox, da direita nacionalista: 24 assentos
  • Outros 8 partidos menores teriam, juntos, 38 assentos

Partidários do PSOE celebram resultado das eleições na Espanha neste domingo (28). Sigla precisará de alianças para governar — Foto: Sergio Perez/ReutersPartidários do PSOE celebram resultado das eleições na Espanha neste domingo (28). Sigla precisará de alianças para governar — Foto: Sergio Perez/Reuters

Partidários do PSOE celebram resultado das eleições na Espanha neste domingo (28). Sigla precisará de alianças para governar — Foto: Sergio Perez/Reuters

Partido do atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez, o PSOE deve se aliar ao Unidas Podemos e conseguir entre 160 e 165 cadeiras. É menos do que as 176 necessárias para garantir a maioria no Parlamento. Portanto, a coalizão de esquerda precisará do apoio de alguma das siglas menores.

O resultado é uma clara derrota ao Partido Popular, que, em 2016, conseguiu 137 cadeiras. Assim, dificilmente uma coalizão de direita conseguirá chegar ao governo espanhol: PP, Cidadãos e Vox somam 146 assentos juntos.

Apoiadora do Vox celebra entrada do partido no Parlamento da Espanha — Foto: Susana Vera/ReutersApoiadora do Vox celebra entrada do partido no Parlamento da Espanha — Foto: Susana Vera/Reuters

Apoiadora do Vox celebra entrada do partido no Parlamento da Espanha — Foto: Susana Vera/Reuters

A novidade é a entrada do Vox no Parlamento. A sigla nacionalista de direita obteve cerca de 10% dos votos com discurso cético em relação à imigração e a leis de igualdade de gênero, que consideram discriminatórias.

Veja abaixo o percentual de votos obtidos por cada partido:

Percentual de votos dos cinco principais partidos da Espanha
Urnas apuradas: 96,98%
% de votos28,728,716,6916,6915,8315,8314,3114,3110,2610,26PSOEPPCidadãosUnidas PodemosVox010203040
Fonte: El País

Dias decisivos

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, lidera o Partido Socialista. — Foto: Juan Medina/ReutersO primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, lidera o Partido Socialista. — Foto: Juan Medina/Reuters

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, lidera o Partido Socialista. — Foto: Juan Medina/Reuters

Os resultados oficiais das urnas saem nas próximas horas, mas a definição sobre o futuro governo espanhol deve demorar dias. Tudo vai depender da articulação política do atual primeiro-ministro, Pedro Sánchez, e do PSOE para conseguir formar coalizão majoritária.

Inclusive, não era a intenção de Sánchez concorrer neste ano – as eleições espanholas estavam marcadas para 2020. No entanto, apenas oito meses depois de assumir o cargo, o premiê se viu obrigado aconvocar novas eleições em 13 de fevereiro.

Na data, o Parlamento rejeitou a proposta de orçamento enviada pelo governo. Opositores admitiram que a manobra foi uma forma de dar um “voto de desconfiança” ao primeiro-ministro.

O que estava em jogo?

Mulher lança seu voto em um colégio eleitoral em Madrid, na Espanha — Foto: Jon Nazca/ReutersMulher lança seu voto em um colégio eleitoral em Madrid, na Espanha — Foto: Jon Nazca/Reuters

Mulher lança seu voto em um colégio eleitoral em Madrid, na Espanha — Foto: Jon Nazca/Reuters

A fragmentação política na Espanha levou a uma indefinição sobre o cenário político antes das eleições. Há uma série de temas que dividiram o posicionamento do eleitorado espanhol. Que temas eram esses?

  • Catalunha – Embora a maioria dos políticos espanhóis se mostre contrária à independência da região, os partidos divergem quanto à forma com a qual o governo deve lidar com o separatismo. Opositores acusaram o governo de Sánchez de ceder demais às exigências dos catalães. Principalmente depois da recente crise com a Catalunha, os partidos nacionalistas pretendem colocar políticas de unificação nacional, como ensino obrigatório do espanhol como primeira língua nas escolas – mesmo naquelas em regiões autônomas.
  • Imigração – A Espanha tem se tornado a maior porta de entrada de imigrantes ilegais da África que cruzam o Mediterrâneo. Em dezembro, um navio com mais de 300 pessoas atracou no sul do país. Outros países europeus, como a Itália, vêm adotando medidas mais duras, o que empurra o fluxo migratório para o território espanhol.
  • Eutanásia – O suicídio assistido, ainda ilegal na Espanha, voltou ao debate no início deste mês após a prisão de um homem de 69 anos acusado de ajudar a esposa a morrer. Ela sofria de esclerose múltipla e havia pedido ao marido que queria a eutanásia “o mais rápido possível”. Há um projeto de lei travado no Parlamento espanhol, e os partidos mais conservadores são contrários à legalização.
  • Igualdade de gênero – Os partidos divergem sobre como o Estado deve tratar a igualdade entre homens e mulheres. As siglas mais progressistas pretendem investir mais na prevenção à violência machista e leis para equalizar as oportunidades de trabalho. Os mais conservadores pedem punição severa aos crimes contra a mulher, inclusive com prisão perpétua, mas um dos grupos pede o fim de uma lei sobre violência de gênero sob o argumento de que ela é “discriminatória”.
  • Revisionismo da era Franco – Todos os partidos tradicionais da Espanha se colocam em oposição ao regime do ditador Francisco Franco, em vigor no país de 1936 a 1975. No entanto, a legenda nacionalista de direita Vox quer revogar a legislação que proíbe os símbolos da era de Franco e que prevê compensação às vítimas da ditadura.
  • G1
Compartilhe

Deixe um comentário