Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Petrobras “deve explicações” à sociedade, diz Rodrigo Pacheco

0

Presidente do Senado apontou que a empresa não reduziu o preço dos combustíveis após a queda do petróleo no exterior

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Nesta terça-feira (22), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que Petrobras “deve explicações à sociedade” após não reduzir o preço dos combustíveis no país. A empresa aumentou o preço de seus produtos após a alta do petróleo nos mercados internacionais, ocasionada pela guerra na Ucrânia, mas não promoveu uma redução com a queda do dólar e dos preços do petróleo no exterior.PUBLICIDADE

O reajuste dos combustíveis da Petrobras foi anunciado no dia 10 de março, após 152 dias sem um aumento, de acordo com a empresa. No total, a gasolina teve alta de 18,7%; o diesel de 24,9%; e o gás de cozinha de 16%. Segundo a Petrobras, o movimento “vai no mesmo sentido de outros fornecedores de combustíveis no Brasil que já promoveram ajustes nos seus preços de venda”.

Leia tambémSenado pode ter sessão com diplomatas russo e ucraniano
Bolsonaro culpa corrupção petista por alta nos combustíveis
Rússia usa mísseis hipersônicos pelo 2° dia seguido na Ucrânia
No Paraguai, povo vai às ruas e consegue reduzir preço do combustível
Renan Calheiros compara Jair Bolsonaro a Suzanne Richtofen

Para Pacheco, no entanto, alguma coisa “está errada” na decisão da Petrobras de não reduzir o preço dos combustíveis.

– A Petrobras deve explicações à sociedade brasileira em relação a vários aspectos. Sobretudo porque hoje pela manhã eu avaliava a redução de preço do barril de petróleo, a redução do câmbio, sem que haja o reflexo na redução do combustível da refinaria, das distribuidoras e dos postos de gasolina. Então, alguma coisa está errada e ela precisa ser esclarecida – apontou.

A declaração do presidente do Senado ocorreu após a Comissão de Infraestrutura da Casa aprovar um convite ao presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna. Os senadores querem explicações sobre a divisão dos dividendos da empresa em 2021, que chegou a R$ 101 bilhões. Já o lucro da Petrobras foi de R$ 106 bilhões.

PLENO NEWS

Compartilhe

Deixe um comentário