Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

PIB brasileiro irá crescer mais de 6% neste ano, diz Itaú

0

Projeção considera o avanço no ritmo de vacinação e retomada do setor de serviços.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Caso se confirme a aceleração da campanha de vacinação que antecipe a retomada do setor de serviços em “dois ou três meses”, a economia brasileira deverá crescer mais de 6% neste ano, disse o economista-chefe do Itaú Unibanco, Mário Mesquita, de acordo com a Bloomberg.

“O aumento do ritmo de vacinação permitiria uma normalização do setor de serviços, que é a peça que está faltando no quebra-cabeças”, disse Mesquita, que foi diretor do Banco Central entre 2006 e 2010, em entrevista.

Hoje, o Itaú projeta uma expansão de 5,5% do PIB para este ano, mas considera uma normalização da economia apenas no último trimestre para o setor de serviços, que foi o mais atingido pela pandemia e que ainda não se recuperou totalmente.

O maior risco para a consolidação do crescimento do País, após queda de 4,1% do PIB com a pandemia em 2020, seria o Brasil abandonar o ajuste fiscal. Isso significaria regressar a um ambiente de juros mais elevados e voltar a “viver de emprestar dinheiro ao governo”, disse o economista do Itaú.

Compartilhe

Deixe um comentário