Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Posse de Bolsonaro terá reforço de segurança no céu de Brasília

0

Posse de Bolsonaro terá reforço de segurança no céu de Brasília

Jornal Nacional
Posse de Bolsonaro terá reforço de segurança no céu de Brasília

Posse de Bolsonaro terá reforço de segurança no céu de Brasília

A posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, vai ter reforço de segurança também no céu de Brasília. O esquema que está sendo preparado é um dos maiores da história do país. Mais de 20 aeronaves da Força Aérea vão ficar de prontidão, entre elas, caças F-5.

Elas vão fazer rondas. O comandante das Operações Aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB), major-brigadeiro Ricardo César Mangrich, explicou que o sistema vai ser parecido com o usado na Copa e nas Olimpíadas, mas desta vez concentrado em um único local: a Esplanada nos Ministérios.

“Eu tenho um único ponto a ser defendido. Na história do sistema de defesa aérea espacial brasileiro, nos seus 45 anos, vai ser o ponto mais bem defendido de toda história”.

Todo monitoramento vai continuar sendo feito pelo Comando de Operações da Força Aérea, em Brasília. Mas, no dia 1º de janeiro, o tráfego de aeronaves vai ser mais restrito do que num dia comum. Foi montado um sistema de defesa, que vai dividir o espaço em três áreas para garantir a segurança durante a posse de Jair Bolsonaro.

A área mais restrita começa na Esplanada dos Ministérios e vai ter um raio de 7,5 quilômetros. Não vai passar nenhuma aeronave que não faça parte do esquema de segurança da posse.

Depois vem a área amarela. São 46 quilômetros, cobrindo praticamente todo o Distrito Federal. A terceira área – a branca – abrange 130 quilômetros.

Para voar nesses trechos as aeronaves vão precisar de autorização prévia da FAB.

No caso de um intruso, sem autorização, na área restrita, a ordem é para interceptar uma aeronave. A operação não vai interferir no movimento do aeroporto de Brasília.

“O trafego aéreo não vai parar, a malha aérea vai permanecer, mesmo assim, tendo as condições de segurança”, esclarece o tenente-coronel Anderson Jean Oliveira, diretor de operações do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.

No chão, a segurança também será reforçada. A Esplanada dos Ministérios vai ser interditada a partir da 0h do dia 30 de dezembro.

Vão ser quatro barreiras de revista com detectores de metais. Ninguém poderá levar garrafas, bolsas e mochilas, sprays, máscaras, fogos de artifício, produtos inflamáveis, armas de fogo, objetos cortantes, drones, animais e nem carrinhos de bebê.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário