Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Praça do Ferreira, em Fortaleza, tem fila no primeiro dia de testagem gratuita para Covid-19

0


Testagem em massa da covid-19 na Praça do Ferreira causa aglomeração

Testagem em massa da covid-19 na Praça do Ferreira causa aglomeração

primeiro dia de testagem gratuita para a Covid-19 na Praça do Ferreira, localizada no Centro de Fortaleza, teve registro de fila. Na manhã desta segunda-feira (17), dezenas de pessoas, entre elas, idosos, foram ao ponto de testagem e aguardam atendimento. O público faz uso de máscara de proteção, porém, o distanciamento seguro não está sendo cumprido.

O local irá funcionar de segunda a sexta, de 8h às 16 horas. Neste primeiro dia, há registro de pessoas que chegaram por volta das 5 horas, entre elas, uma idosa de 71 anos. “Não estou sentindo nada, mas quero fazer o teste para poder me prevenir”, afirmou a idosa.

Público faz fila no primeiro dia de testagem gratuita para a Covid-19 na Praça do Ferreira, em Fortaleza. — Foto: Kilvia Muniz/ SVM

Público faz fila no primeiro dia de testagem gratuita para a Covid-19 na Praça do Ferreira, em Fortaleza. — Foto: Kilvia Muniz/ SVM

Na última quarta-feira (12), o centro de testagem de Maracanaú começou a operar no interior do Hospital Municipal João Elísio de Holanda. Os centros de testagem da Praça e de Maracanaú funcionam sem agendamento prévio, por demanda espontânea.

As pessoas que forem à Praça do Ferreira para fazer a testagem devem levar um documento com foto e vão receber uma senha de atendimento. Os sistemas oferecem testes do tipo RT-PCR, que detectam se a pessoa está com o novo coronavírus no organismo. O resultado sai em até cinco dias.

A diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará, Liana Cavalcante, afirma que serviço pode ser utilizado por pessoas assintomáticas ou sintomáticas. Em caso de casos sintomáticos, ela orienta que as pessoas realizem o teste a partir do terceiro dia de aparecimento dos sintomas.

Conforme a diretora do Lacen, a previsão inicial era que 200 pessoas fossem atendidas por dia no local, porém, devido a grande demanda no primeiro dia do serviço, o número de atendimentos será ampliado. “A gente pensou inicialmente em 200 pessoas por dia, mas nós estamos vendo que o primeiro dia, como as pessoas estão numa certa angústia de vir fazer logo o exame, com certeza isso vai dar muito mais. Vamos atender a todos”, disse.

Ainda segundo Lina Cavalcante, também será feita uma fila especial para atender somente os idosos e as demais prioridades. “A gente inicialmente não tinha pensado em separação, a gente tinha pensado em número de senha, mas quando vimos que realmente tinha muito idoso, nós colocamos uma fila especial para a prioridade e outra para ficha comum. Então o que a gente está fazendo é tentando articular isso da melhor forma”.

O tipo de teste RT-PCR, de biologia molecular, é feito com coleta de amostras com o “swab” (uma especie de cotonete) da cavidade nasal e/ou na orofaringe, região perto da amígdala. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o teste como referência na detecção de casos da Covid-19.

Outros pontos de testagem

O centro de testagem para Covid-19 de Maracanaú realiza testes do tipi RT-PCR. — Foto: Kilvia Muniz/SVM

O centro de testagem para Covid-19 de Maracanaú realiza testes do tipi RT-PCR. — Foto: Kilvia Muniz/SVM

Na capital, os moradores também podem buscar testagem em dois drive-thrus, instalados no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e no estacionamento do Shopping RioMar Kennedy. Para fazer o exame nos drive-thrus, é necessário realizar agendamento no portal Saúde Digital.

De acordo com a Sesa, o sistema de drive-thru do HGF, que começou a funcionar em 15 de junho, já coletou 4 mil amostras. No drive-thru do estacionamento do RioMar Kennedy, já foram 1.200 amostras coletadas.

Covid-19 no Ceará

O Ceará chegou 197.691 casos confirmados de Covid-19 e 8.133 mortes pela enfermidade, segundo dados da plataforma IntegraSUS, atualizada às 17h14 deste domingo (16).

A plataforma indica que já foram realizados 558.766 testes para identificar o novo coronavírus. Desses, 145.738 exames foram do tipo RT-PCR. E 396.237 são testes rápidos,.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1/CE

Compartilhe

Deixe um comentário