Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Prefeitura de SP diz que ruído de fogos no réveillon na Paulista foi maior que o devido; empresa será multada

0
Empresa que fez queima de fogos em São Paulo será multada

Empresa que fez queima de fogos em São Paulo será multada

A Prefeitura de São Paulo informou nesta quarta-feira (1º) que o barulho do show de fogos de artifício no réveillon da Avenida Paulista foi maior que o previsto. Por isso, a empresa responsável será multada. Cerca de 2 milhões de pessoas participaram da festa, segundo estimativa oficial.

“Embora tenha sido usada uma tecnologia que minimiza os efeitos sonoros, eles ainda foram maiores do que o acordado com a empresa”, informou a prefeitura, em nota.

O nome da empresa responsável e o valor da multa não foram divulgados.

Em maio de 2018, o prefeito Bruno Covas (PSDB) sancionou uma lei que proíbe fogos de artifício barulhentos na cidade. A norma, entretanto, ainda não foi regulamentada, e é alvo de questionamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a prefeitura, a multa à empresa responsável pelos fogos do réveillon de 2020 será aplicada por descumprimento do contrato, e não com base na lei que proíbe fogos barulhentos. Ainda assim, será aberto um processo administrativo para verificar se a norma municipal foi quebrada.

Empresa que fez queima de fogos será multada

Empresa que fez queima de fogos será multada

Como foi a festa

A contagem regressiva para 2020 foi feita pelo cantor Lulu Santos. A comemoração começou com um show das dupla Bimbo e Jhonas, por volta das 18h, reunindo destaques da música nacional.

A estimativa da Prefeitura é que 2 milhões participaram da festa da virada. O número é superior ao registrado na festa da virada de ano de 2018 para 2019, que reuniu 1 milhão de pessoas. De 2017 para 2018, a festa reuniu 1,7 milhão, segundo a organização divulgou na época.

Fogos na Avenida Paulista — Foto: Reprodução/TV GloboFogos na Avenida Paulista — Foto: Reprodução/TV Globo

Fogos na Avenida Paulista — Foto: Reprodução/TV Globo

Neste ano, os shows contaram com a presença dos sertanejos Marcos e Belutti e da dupla Anavitória. Após a virada, o público dançou ao som da banda Chiclete com Banana. O evento terminou com a apresentação da escola de samba Rosas de Ouro.

Segundo a Prefeitura, 409 guardas civis participaram da operação para garantir a segurança do evento durante a madrugada.

Contudo, duas pessoas foram atacadas: uma adolescente foi baleada e um homem ferido.

Público lota Avenida Paulista para receber 2020

Público lota Avenida Paulista para receber 2020

Para que a Paulista ficasse limpa ao amanhecer, a Prefeitura instalou também, na véspera da virada, 22 pontos para entrega de material reciclável. Também havia à disposição do público 118 papeleiras e 150 cestos aramados por toda a avenida.

Após a festa da virada, os varredores municipais recolheram 66,5 toneladas de lixo.

Segundo a Prefeitura, a estimativa é que o turismo relacionado ao réveillon movimentou R$ 600 milhões na cidade.

Daiana Fernandes, Glauco Araújo e Tahiane Stochero, TV Globo e G1 SP
Compartilhe

Deixe um comentário