Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Presidente do Senado diz ser “perfeitamente possível” voto auditável em 2022

0

A proposta, defendida por governistas, é discutida na Câmara e, se aprovada, seguirá para análise do Senado.

Rodrigo Pacheco. Foto: Pedro França/Agência Senado

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse segunda-feira, 14, ser “perfeitamente possível” admitir o voto impresso auditável nas próximas eleições, se houver “viabilidade técnica”. A proposta, defendida pelo governo, é discutida na Câmara e, se aprovada, seguirá para análise dos senadores.

Ao site Jota, Pacheco disse que não se opõe a uma mudança no atual sistema eleitoral que permita a possibilidade de auditar o voto já nas próximas eleições, de 2022. Para o presidente do Senado, a mudança pode ajudar a dissipar “qualquer tipo de dúvida em relação à higidez do processo eleitoral”.

Pacheco disse que aqueles que veem possível vulnerabilidade no atual sistema eletrônico precisam ter sua opinião respeitada e que, se for o caso, o voto impresso pode ser adotado. “Esta sustentação sobre a eventual vulnerabilidade precisa ser respeitada e precisa ser ouvida, o fato de eu não acreditar não significa que não exista, não é?”, disse ao site Jota. “Se houver viabilidade técnica e operacional para uma implantação dessa natureza, que dê maior confiabilidade ao sistema de escolha de candidatos, é perfeitamente possível nós admitirmos”.

Compartilhe

Deixe um comentário