Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Procon Fortaleza promove semana para renegociação de dívidas

0

Pessoas endividadas terão a oportunidade de renegociar os débitos com, pelo menos, 12 empresas a partir da próxima segunda-feira (11), quando o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) organiza o mutirão de renegociação de dívidas.

O movimento surgiu como forma de celebrar os 27 anos do Código de Defesa do Consumidor. Dessa forma, os devedores poderão comparecer até o dia 15 de setembro a um dos pontos onde ocorrerá o mutirão, na Praça do Ferreira, em bairros de Fortaleza ou nos Vapt Vupts do Antônio Bezerra e da Messejana.

A expectativa do Procon é que cerca de mil acordos sejam firmados entre as empresas e os consumidores. O mutirão será realizado em parceria com a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF).

Já garantiram a participação no evento as empresas Apiguana, À Vista S/A Administradora de Cartões de Crédito, Banco do Brasil e cartões do Grupo, Bradesco e cartões do Grupo, Cagece, Claro, Enel/Coelce, FortBrasil, Banco Santander e cartões do Grupo, Tim, Banco Itaú e cartões do Grupo e Vivo/Telefônica. Elas se comprometeram a oferecer condições diferenciadas para a quitação da dívida, contando com linha direta para solucionar os casos em tempo real.

Para realizar a negociação, o consumidor deve comparecer com cópias da documentação pessoal e do comprovante de endereço, assim como das faturas de cobrança ou de contratos que comprovem a situação a ser renegociada com a empresa. O mutirão é exclusivo para consumidores residentes em Fortaleza.

Descontos nas dívidas

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, relata que o mutirão é uma oportunidade para que os consumidores consigam descontos que possibilitem liquidar as dívidas. “Já tivemos casos em que houve redução de até 90% do débito, o que comprova o resultado satisfatório do mutirão”. Além disso, a responsável pelo órgão acrescenta que o consumidor deve estar atento e avaliar se vai ser possível pagar o parcelamento sem causar um novo endividamento e, consequentemente, perder as condições do acordo.

O Procon também expõe que o consumidor pode entrar com reclamação contra qualquer empresa, mesmo àquelas que já aderiram ao mutirão e se prontificaram a resolver o problema em tempo real. Nestes casos, contudo, o Procon notifica as empresas para a realização de uma audiência de conciliação, o que já aconteceu com as empresas que não aderiram ao movimento. Já são cerca de 330 audiências do tipo agendadas no departamento entre os dias 25 e 29 de setembro.

De acordo com o Procon, o número de pessoas com dívidas em empresas financeiras e bancos em Fortaleza aumentou 730% nos últimos três anos, indo de 190 em 2014 para 1.388 no ano passado.

Programação

  • Dia 11/09: Praça do Ferreira, das 9h às 13h.
  • Dia 12/09: Associação dos Moradores do Conjunto São Bernardo, rua Nossa Senhora de Fátima, 123, Conjunto São Bernardo, das 9h às 13h.
  • Dia 13/09: União dos Moradores do bairro Canindezinho, rua “B”, 72, Conjunto São Francisco, das 9h às 13h.
  • Dia 14/09: União dos Moradores do Álvaro Weyne, rua São Francisco, 70, Álvaro Weyne, das 9h às 13h.
  • Dia 15/09: Associação Francisco de Assis, rua Major Facundo, 2549, bairro de Fátima, das 9h às 13h.
Compartilhe

Deixe um comentário