Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Senadores do PDT a favor da PEC do teto podem ser expulsos, diz Lupi

0

O presidente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi, afirmou nesta quarta-feira (14) que os senadores do partido que votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um limite para os gastos públicos, podem ser expulsos do partido.

Veja como cada senador votou no 2º turno da PEC do teto

A PEC foi aprovada em segundo turno nesta terça (13) , por 53 votos a favor e 16 contra, e os três senadores do PDT, Lasier Martins (RS), Pastor Valadares (RO) e Telmário Mota (RR), votaram a favor do projeto.

“Eles [os três senadores]descumpriram o estatuto e o programa do partido, o que é mais grave. Acho que esses cidadãos, antes de terem se filiado ao PDT, deveriam ter lido o estatuto”, disse Lupi, que acrescentou:

“[Os senadores que votaram a favor da PEC] poderão ser expulsos? Poderão ser. Não posso afirmar [se serão], porque é uma decisão de mais de 600 convencionais, mas poderão ser. Eu acho que os atos praticados são merecedores”.

Procuradas, as assessorias dos senadores Lasier Martins e Telmário Mota informaram que os parlamentares não foram orientados pela direção do partido a votar contra a PEC. O G1 não conseguiu contato com o gabinete do senador Pastor Valadares até a última atualização desta reportagem.

Ação na Justiça

Lupi também informou nesta quarta que o partido deve acionar a Justiça para que a PEC do teto, após ser promulgada, não seja implementada.

“A PEC é inconstitucional, porque fere um princípio básico da Constituição que é dar saúde e educação de qualidade para todos os brasileiros”, disse.

Compartilhe

Deixe um comentário