Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Startups: Polo Químico de Guaiúba terá incubadora e quer seguir modelo de Barcelona

0

Chamado de Orbitar Labs, funcionará oferecendo suporte e desenvolvendo soluções para os gargalos do setor químico de todo o Ceará

Átila Varela
atila@focus.jor.br

O recém inaugurado Polo Químico de Guaiúba terá uma incubadora de startups. O projeto, intitulado Orbitar Labs, é um hub de tecnologia e inovação do Instituto Orbitar e funcionará oferecendo suporte e desenvolvendo soluções para os gargalos do setor químico de todo o Ceará.

A ideia é seguir o exemplo de Barcelona. A capital da comunidade autônoma da Catalunha na Espanha criou um ecossistema propenso que incentiva tecnologia, educação, empreendedorismo e criatividade.

Chegou a receber no último ano 871 milhões de euros em investimentos para empresas de base tecnológica. Ao todo, conta com 1.200 empresas e vários cases de sucesso.

Seu centro de inovação, o 22@, se concentra em uma antiga área industrial que foi totalmente revitalizada. Lá se chama Distrito de Inovação e está situada no bairro PobleNou.

“É importante entender que o investimento neste tipo de programa pode evitar grandes problemas para a indústria, bem como outros setores que movimentam a economia, a exemplo do que já vemos em outros países. Barcelona, capital cosmopolita da região da Catalunha na Espanha, por exemplo, abriga hoje um dos ecossistemas de startups mais ricos da Europa e é um excelente exemplo a ser seguido por nós”, destaca o presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), do Instituto Orbitar e responsável pelo gerenciamento do Polo, Marcos Soares.

Compartilhe

Deixe um comentário