Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Tarifa de contingência na conta de água não será cobrada a partir de maio na Grande Fortaleza, diz Izolda Cela

0

Decisão aconteceu após reunião com dirigentes do sistema de recursos hídricos do Ceará, onde Izolda recebeu um relatório apontando melhorias na reserva hídrica do estado.

Governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT) anunciou, na tarde desta quinta-feira (5), em live nas redes sociais, o fim da tarifa de contingência em Fortaleza e Região Metropolitana na conta de água. A cobrança não será mais feita a partir deste mês de maio.

Izolda disse que a decisão aconteceu após uma reunião com dirigentes do sistema de Recursos Hídricos do Ceará, onde ela recebeu um relatório sobre a condição da reserva hídrica do estado nas reservas e açudes, apontando melhoria.

Segundo a governadora, o percentual atual da reserva hídrica no Ceará é de 37%, o que representa uma melhoria significativa. Em tempos de forte escassez, o estado chegou a registrar apenas 6% de reserva. Já o sistema hídrico da Região Metropolitana de Fortaleza está em 82%.

“Com essa situação, com os dados do relatório, nós decidimos que será revogado o ato declaratório que insere a cidade de Fortaleza e a Região Metropolitana na condição de escassez hídrica, ou seja, essa região é retirada dessa situação de escassez hídrica e isso nos permite, essa é a determinação imediata que nos permite retirar a tarifa de contingência que vinha sendo cobrada ao longo de todo esse tempo, em função da necessidade, e da situação de dificuldade que nós passamos”, disse Izolda.

LEIA TAMBÉM:

Também presente na live, Neuri Freitas, presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), explicou que o consumo do mês de maio não será cobrado na conta de junho.

“Todo o consumo do mês de maio já não será mais cobrado (a tarifa). Então, a fatura que o cliente da Cagece vai receber referente ao consumo de maio, que é do mês de junho, não terá mais a cobrança da tarifa de contingência”, explicou.

Entenda a cobrança da tarifa de contingência

Inserida em 2015 na conta de água dos cearenses, a tarifa foi implantada devido a um forte período de escassez hídrica no Ceará. Os recursos arrecadados são destinados exclusivamente para ações e obras relacionadas à segurança hídrica.

Dentre as ações realizadas com os recursos da tarifa de contingência, segundo a própria Cagece, estão:

  • combate às fraudes na rede de água;
  • incremento nas operações e nas equipes de retirada de vazamentos;
  • busca e consolidação de novas fontes alternativas de água;
  • melhorias nos sistemas de abastecimento;
  • implantação de um sistema de captação pressurizada na ETA Gavião, entre outros.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário