Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Telemedicina é lançada em Fortaleza pelo SUS; veja como vão funcionar as consultas virtuais

0

O serviço vai ser disponibilizado à população da capital por meio dos postos de saúde.

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta quarta-feira (12), o cronograma de implantação da telemedicina para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento da inovação ocorreu no Bairro Cristo Redentor, durante a entrega do Posto de Saúde Virgílio Távora após reforma.

“Hoje, nós damos o passo inicial com a telemedicina lançando essa primeira fase e também entregando para o grande Pirambu o Posto Virgílio Távora totalmente requalificado, com toda a estrutura refeita e com equipes trabalhando. Nós vamos fazer a atenção básica de Fortaleza ser a melhor do Brasil”, declarou o prefeito José Sarto (PDT).

LEIA TAMBÉM:

O governo municipal passa a disponibilizar a telemedicina para os usuários do SUS em todos os postos de saúde. Com o recurso tecnológico, o poder público visa qualificar e reduzir as filas para consultas com médicos especialistas.

A teleconsulta pode ser solicitada pelo médico para diagnósticos e tratamentos, com tempo de resposta de até 72h. Assim, as orientações repassadas agilizam a abordagem terapêutica adequada.

O critério de escolha das especialidades iniciais foi baseado em pesquisas técnicas, ouvindo os profissionais e suas principais necessidades de esclarecimento clínico. Durante o projeto-piloto de aprimoramento do sistema, foram realizadas mais de 500 consultas.

A próxima especialidade disponibilizada será a odontologia, abrangendo informações em: cirurgia bucomaxilofacial, dentística, estomatologia, endodontia, odontopediatria, periodontia e prótese.

Divisão em etapas

 

O cronograma de implantação foi dividido em duas etapas. A primeira etapa já está em execução e vai beneficiar pacientes e profissionais de saúde. O serviço consiste em uma troca de informações, via sistema, entre o médico do posto de saúde e um médico especialista, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre as condições clínicas de um paciente.

“A telemedicina evita que as pessoas entrem na fila para consulta com especialista. O paciente só vai para uma fila se o especialista achar que ele deve. Em termos práticos, se um médico clínico de um posto de saúde encontrar uma mancha suspeita no braço de um paciente e quiser conversar com um dermatologista sobre a possibilidade de ser algo cancerígeno, ele fará isso de forma virtual”, explicou o secretário da Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo.

“Acredito que com isso nós possamos resolver quase 80% das situações que demandam a opinião do especialista”, estimou o secretário

A ferramenta permite ainda que o médico realize o envio de arquivos como fotos e laudos de exames. Atualmente, estão disponíveis as seguintes especialidades: cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, obstetrícia, urologia e mastologia. Os médicos especialistas que esclarecem as dúvidas já fazem parte do quadro da Rede Municipal de Saúde.

A segunda etapa do projeto de telemedicina será a teleconsulta, em que os usuários do SUS terão acesso a uma consulta com médico especialista, de forma virtual, por meio do computador ou celular. O início da segunda etapa está previsto para 60 dias após a implantação da primeira, ou seja, em setembro deste ano.

Compartilhe

Deixe um comentário