Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Transnordestina: com Pecém garantido, Governo propõe nova modelagem de financiamento para acelerar obra

0

Por Átila Varela
atila@focus.jor.br

Ministros de Lula e governadores do Nordeste debateram hoje, 7, a questão da ferrovia Transnordestina. em Brasília. No encontro, a possibilidade de entregar “a maior parte possível” do equipamento até o fim do mandato do petista, em dezembro de 2026.

“Este é um projeto prioritário tanto para o presidente quanto para os governadores. Vamos sistematizar as prioridades por regiões e por estados e, no Nordeste, merecem destaque a transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina. O Governo Federal vai fazer o possível para que o projeto da ferrovia seja garantido por inteiro”, destacou ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Na esteira, uma nova proposta de financiamento para o empreendimento. O MIDR será será o responsável pela modelagem de um novo funding para financiamento das obras da ferrovia. Quer se buscar o uso de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e da recompra de cotas do Fundos de Investimento do Nordeste (Finor) com esse objetivo.

Ceará fez o dever de casa

Além das promessas do ministro, o fato é que o Ceará fez seu dever de casa. No fim do ano, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSN) – via TSLA – devolveu o trecho da ferrovia que ligaria o Porto de Suape à malha ferroviária do empreendimento.

Segundo a companhia, o trecho se tornou “inviável”, considerando a questão econômica-financeira. A empresa, conforme cronograma ser pactuado entre a ANTT e TSLA,  garantiu que o trecho de Pecém será entregue em até sete anos.

A Transnordestina se tornou questão prioritária para Pernambuco. Vide a comitiva que estava presente. Enquanto do Ceará foi apenas o governador Elmano de Freitas, o Estado vizinho enviou a governadora Raquel Lyra; os secretários de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Reynaldo de Rangel Moreira Cavalcanti, e de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Fabrício Marques Santos.

Também esteve no encontro o presidente do Porto de Suape, Márcio Guiot Braga Martins Pereira.

Compartilhe

Deixe um comentário