Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

UFC firma convênio para desenvolver sistema de monitoramento de energia solar

0

O sistema, batizado de ECO Solaris, será composto por soluções integradas de software e hardware que visam otimizar o monitoramento de dados captados a partir das usinas de energia solar

Equipe Focusfocus@focus.jor.br

A Universidade Federal do Ceará assinou, na manhã desta segunda-feira, 25,  um convênio com empresa ECO – Soluções em Energia, para a elaboração de um sistema integrado voltado ao monitoramento e controle de dados de usinas de energia solar.

A ECO atuará em conjunto com a UFC durante um ano no desenvolvimento do projeto, cujo investimento total é de R$ 637 mil, e contou com o financiamento da EMBRAPII, da própria ECO e da UFC, essa última tendo a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) como interveniente.

A UFC é representada na parceria pelo Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC), vinculado ao Departamento de Engenharia de Teleinformática. O laboratório foi um dos escolhidos no ano passado como unidade de inovação pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

O sistema, batizado de ECO Solaris, será composto por soluções integradas de software e hardware que visam otimizar o monitoramento de dados captados a partir das usinas de energia solar, com armazenamento das informações em nuvem computacional e utilizando técnicas de internet das coisas (IoT).

Compartilhe

Deixe um comentário