Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Veja o que é #FATO ou #FAKE na sabatina de Ciro Gomes no jornal ‘O Globo’

0

Por G1, O Globo, Extra, CBN, Valor, GloboNews, TV Globo e Época

Candidato do PDT, Ciro Gomes, passa o dia no Rio de Janeiro

Candidato do PDT, Ciro Gomes, passa o dia no Rio de Janeiro

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, foi o segundo entrevistado na sabatina realizada pelo jornal “O Globo”, em parceria com o “Valor Econômico” e a revista “Época”, nesta quarta-feira (12). A primeira entrevistada foi Marina Silva, da Rede Sustentabilidade, na terça-feira.

A entrevista foi conduzida pelos colunistas do jornal ‘O Globo’ Miriam Leitão, Merval Pereira, Lauro Jardim, Ancelmo Gois e Bernardo Mello Franco e pela diretora de redação da revista “Época”, Daniela Pinheiro.

A equipe do Fato ou Fake checou as principais declarações de Ciro Gomes. Leia:

“Dois terços dos votos do Ceará afirmaram-se contra o impeachment. Foi o único estado do Brasil”

Fake — Foto: Foto: G1 Fake — Foto: Foto: G1

Fake — Foto: Foto: G1

A declaração é #FAKE. Veja o porquê: Metade dos 22 deputados do Ceará votou contra o impeachment de Dilma Rousseff na Câmara em abril de 2016. A única bancada da Câmara que deu mais de 50% dos votos contra o impeachment foi a da Bahia: 22 dos 39 deputados votaram contra, ou seja, 56% do total. Também apenas um dos três senadores do estado do Ceará votou contra o impeachment.

Mesmo se a única abstenção e a única ausência de deputados do Ceará forem consideradas como “voto contra”, o percentual só chega a 59%. Além disso, se essa mesma conta for feita para todos os estados, o Amapá chega a um índice de 62,5% de votos contrários e a Bahia, a 61%. Ou seja, o Ceará continua não tendo 2/3 nem sendo o único estado do Brasil, já que há dois estados com proporção maior.

Essa checagem já foi feita pela equipe do Fato ou Fake na entrevista de Ciro Gomes à GloboNews.

“O Ceará tem uma de cada três das melhores escolas técnicas do Brasil”

Não é bem assim  — Foto: G1 Não é bem assim  — Foto: G1

Não é bem assim — Foto: G1

#NÃOÉBEMASSIM. Veja o porquê: A proporção citada pelo candidato é superior àquela que é mostrada pelos dados do Ministério da Educação (MEC), em diferentes cenários, já que Ciro Gomes não é específico em relação à rede de ensino nem ao número que considera as melhores escolas. Entre as 93 escolas estaduais de ensino médio integrado ao técnico com nota igual ou superior a 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 20,4% estão no Ceará. Seguindo o mesmo critério, se forem consideradas todas as escolas públicas e privadas de ensino médio integrado ao técnico, esse percentual cai para 16%. O levantamento foi feito com base em cruzamento de dados do desempenho do Ideb com os do Censo Escolar de 2017 para identificar as escolas que oferecem curso técnico.

Resposta do candidato: Ciro Gomes diz ter se referido ao Ideb, mas o número citado, de fato, não é exato. “Hoje, entre as 100 melhores escolas estaduais de ensino médio integrado à educação profissional no Brasil, 23 são do Ceará, o que representa 1 em cada 4.”

“O Brasil está com a economia estagnada estruturalmente. Dos anos 80 para cá, a gente cresce 2% ao ano; a população, 1,7% ao ano”

Fato  — Foto: G1 Fato  — Foto: G1

Fato — Foto: G1

A declaração é #FATO. Veja o porquê: De 1981 até hoje, a taxa de variação real do Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas no país, foi de 2,24% ao ano, de acordo com o Valor Data. O cálculo leva em consideração uma expansão da economia brasileira de 1,40% para este ano. Esse percentual é a mediana (valor situado no meio da série) das projeções que constam do mais recente relatório Focus/BC, divulgado pelo Banco Central do Brasil.

Já a taxa de expansão da população brasileira no período foi de 1,41% no período, conforme cálculo do Valor Data a partir de dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

“Nos Estados Unidos, que é um epicentro do capitalismo global, 5 mil bancos competem entre si buscando clientes”

Fato  — Foto: G1 Fato  — Foto: G1

Fato — Foto: G1

A declaração é #FATO. Veja o porquê: Do pico de 14.500 em 1984, o número de bancos americanos caiu no ano passado a cerca de 5 mil, segundo dados da FDIC, a agência garantidora de depósitos nos EUA. Segundo o último relatório do órgão, são 4.833 bancos comerciais e 709 instituições de poupança.

“Fui um dos fundadores do PSDB, primeiro e único governador eleito pelo PSDB no ano 90”

Não é bem assim  — Foto: G1 Não é bem assim  — Foto: G1

Não é bem assim — Foto: G1

#NÃOÉBEMASSIM. Veja o porquê: Ciro Gomes não está entre os fundadores do partido listados na ata de reunião de junho de 1988, quando o PSDB foi criado. Entre os participantes do encontro do estado do Ceará aparecem apenas os nomes de Moema São Thiago e Amarilio Proença de Macêdo. Ele se filiou ao partido somente em 1990, junto com Tasso Jereissati.

Mas Ciro Gomes foi, de fato, o único governador do PSDB eleito na disputa de 1990 – e, portanto, o primeiro. Apenas em eleições posteriores para governos estaduais na década, em 1994 e 1998, outros tucanos também saíram vencedores. Foram seis em 94 e sete em 98.

“O Brasil fechou 13 mil indústrias nos últimos três anos”

Fato  — Foto: G1 Fato  — Foto: G1

Fato — Foto: G1

A declaração é #FATO. Veja o porquê: Dados mais recentes da Pesquisa Industrial Anual – Empresa (PIA-Empresa) do IBGE, divulgados em junho deste ano, apontam que, de 2013 a 2016, 13,1 mil indústrias foram fechadas no país. O setor encerrou 1,3 milhões de postos de trabalho no mesmo período.

“O Ceará tem a menor taxa de mortalidade infantil do Norte, Nordeste e Centro Oeste, sendo um dos estados mais pobres do Brasil”

Fake — Foto: G1 Fake — Foto: G1

Fake — Foto: G1

A declaração é #FAKE. Veja o porquê: Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde mostram que em 2016, dado mais recente disponível, a taxa de mortalidade infantil no Estado do Ceará foi de 14,3 mortos para mil nascidos vivos.

Naquele mesmo ano, duas unidades da federação tiveram uma taxa menor: Mato Grosso do Sul (12,9 para mil nascidos vivos) e Distrito Federal (10,3 para mil nascidos vivos) – ambas na região Centro-Oeste.

“O Ceará tem a melhor educação básica, a melhor educação fundamental (do país)”

Não é bem assim  — Foto: G1 Não é bem assim  — Foto: G1

Não é bem assim — Foto: G1

#NÃOÉBEMASSIM. Veja o porquê: Em relação às escolas estaduais nos anos iniciais do ensino fundamental (4º e 5º ano), o Ceará aparece com a nota 6,7, em primeiro lugar no ranking do país. Já ao considerar todo o ensino público (federal, estadual e municipal), o estado fica com a nota 6,1 e perde a primeira colocação nos anos iniciais do ensino fundamental, ficando em 5º lugar. São Paulo lidera com 6,5.

Já nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º ano), o Ceará não é líder no ranking nem se forem consideradas apenas as escolas estaduais. O estado aparece com 4,5, na 9ª colocação. Já em relação às escolas públicas nos três níveis (federal, estadual e municipal), o Ceará alcança a nota de 4,9, pulando para a 3ª posição.

“(Fui) ministro da Fazenda com 36 (anos), o mais jovem da história do Brasil até hoje”

Fake — Foto: G1 Fake — Foto: G1

Fake — Foto: G1

A declaração é #FAKE. Veja o porquê: O candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) assumiu o Ministério da Fazenda em setembro de 1994, no governo Itamar Franco, quando tinha 36 anos. Levantamento feito pela equipe do Fato ou Fake mostra que quatro ministros mais novos que o candidato ocuparam a pasta desde a Proclamação da República. Em 1990, Zélia Cardoso de Mello assumiu o Ministério da Fazenda aos 36 anos e 6 meses. Já Ciro Gomes tinha 36 anos e 10 meses quando tomou posse.

Márcio Fortes tinha 35 anos quando foi ministro interino da Fazenda em 1979, durante a ditadura militar. Serzedelo Correia, aos 34 anos, e Felisbelo Freire, aos 35 anos, também foram ministros da Fazenda na Primeira República (1889-1930).

Se for considerado o período do Império (1822-1889), o levantamento mostra outros ministros da Fazenda que também eram mais novos que Ciro Gomes. Aos 29 anos, Joaquim José Rodrigues Torres assumiu o cargo no Segundo Reinado, em maio de 1832. Outros ministros da Fazenda a exercerem o cargo antes dos 36 anos foram: Hollanda Cavalcanti (32 anos), D. Diogo de Meneses (33 anos), Miguel Calmon du Pin e Almeida (31 anos) e Bernardo Pereira de Vasconcelos (35 anos).

Resposta do candidato: A assessoria de Ciro Gomes diz que sua intenção foi a de destacar sua juventude e considera rigoroso tratar a afirmação como #FAKE. “Sua intenção não foi nem nunca será a de fornecer uma informação errada.”

“Imposto sobre herança. Na América do Norte, tem um alíquota mínima de 29%, no Brasil é 4%”

Não é bem assim  — Foto: G1 Não é bem assim  — Foto: G1

Não é bem assim — Foto: G1

#NÃOÉBEMASSIM. Veja o porquê: Nos Estados Unidos, de acordo com dados compilados pela EY e publicados no site “2017 Worldwide Estate and Inheritance Tax Guide”, a alíquota inicial é de 18%. Mas a alíquota máxima do imposto sobre herança chega até a 40%. Há cobranças adicionais de tributos em alguns estados, mas também há algumas isenções previstas em lei.

Já no Brasil, o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) é de competência estadual. Sua alíquota varia, de fato, na faixa de 4% a 8%, de acordo com a unidade da federação, segundo Luiz Gustavo Bichara, sócio do escritório Bichara Advogados.

“Tem outros números: 63.880 homicídios, 60 mil mulheres foram estupradas no nosso país nos últimos 12 meses e dizem os especialistas para mim que esse deve ser um número muito gravemente subnotificado”

Fato  — Foto: G1 Fato  — Foto: G1

Fato — Foto: G1

A declaração é #FATO. Veja o porquê: De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o país registrou 63.880 mortes violentas em 2017, o maior número de homicídios da história. Também de acordo com o relatório elaborado pela entidade, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018, foram registrados 60.018 estupros no Brasil em 2017, o que corresponde a um aumento de 8.4% em relação a 2016. Os números foram divulgados no mês passado. Especialistas dizem, de fato, que esse número pode ser maior. “É o crime que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo”, diz Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Fato ou Fake — Foto: G1 Fato ou Fake — Foto: G1

Fato ou Fake — Foto: G1

Compartilhe

Deixe um comentário