Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Vídeo: enxurrada invade estação de trens e arrasta carros na Grande SP

0

Moradores do ABC registraram estragos causados pelo temporal desta terça (28), que fechou avenidas e afetou terminal de ônibus

temporal que atingiu a Grande São Paulo na tarde desta terça-feira (28) provocou alagamento de ruas e avenidas, arrastou carros e afetou o transporte público na região do ABC Paulista. Em Mauá, a cidade mais afetada, a estação da CPTM foi invadida pela enxurrada, e o terminal de ônibus vizinho também ficou debaixo de água.

Água da enchente corre na Estação Mauá da CPTM

Água da enchente corre na Estação Mauá da CPTM

O caos foi filmado por moradores. Imagens registradas em vídeo mostram como as cidades dessa região da Grande São Paulo foram afetadas.

Na estação da CPTM de Mauá, a água desceu as escadas em grande velocidade e também atingiu a plataforma por onde passam os trens, formando um rio. Até o início da noite, o serviço não havia sido normalizado e os trens não circulavam entre as estações Mauá e Capuava.

O Terminal Central de Mauá também ficou cheio de água, o que afetou o funcionamento dos ônibus. A Prefeitura de Mauá não divulgou nota sobre os estragos causados pela enchente.

Em Santo André, o rio Tamanduateí transbordou, fechando as duas pistas da avenida dos Estados, a principal ligação entre a região e a capital paulista. Motoristas procuraram áreas mais altas para os veículos, buscando escapar da força das águas.

Em nota, a Prefeitura de Santo André informou que o volume de chuva no Jardim Ipanema e na Vila Suíça se aproximou de 100 mm, enquanto na Vila Humaitá, na Vila Vitória e na Cidade São Jorge ele atingiu 75 mm. Já no Jardim Santo André, um raio atingiu dois barracos, o que causou um princípio de incêndio, logo controlado.

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Defesa Civil, informou que até as 16h desta terça não haviam sido registrados alagamentos na cidade, apenas pontos isolados em que a água demorou a ser absorvida pelo sistema de macrodrenagem e levada aos piscinões da cidade – caso de um trecho da rua dos Vianas, no cruzamento da rua Marechal Deodoro com a avenida Prestes Maia, e também de um trecho da avenida Lions no sentido avenida 31 de Março. A situação nos locais já foi normalizada, e o tráfego de veículos, liberado.

LEIA TAMBÉM

Foi registrada ainda a queda de duas árvores na cidade: na rua Atlântica e na esquina da avenida Getúlio Vargas com a avenida Dr. Baeta Neves. De acordo com a Central Integrada de Monitoramento, não foram verificadas outras ocorrências de maior gravidade na cidade. Nas últimas horas, São Bernardo registrou volume médio de chuva de 44 mm, segundo pluviômetros instalados no município.

R7

Compartilhe

Deixe um comentário